ARACAJU/SE, 2 de abril de 2025 , 0:52:44

A Cannabis Medicinal na Odontologia

Por Dra. Suzane Rodrigues Jacinto*

A prescrição da Cannabis Medicinal por Cirurgiões-Dentistas tem sido cada vez mais difundida devido às suas excelentes propriedades em diversos tipos de tratamentos odontológicos. Recentemente foi descoberto que nós, seres humanos, possuímos um Sistema Endocanabinóide [ou seja, nós produzimos canabinoides naturalmente] que regula e controla todos os outros sistemas corpóreos. Podemos dizer que o Sistema Endocanabinóide é o grande maestro do nosso corpo.

Assim, quer seja por ajudar nos mais diversos tratamentos, ou ainda de forma preventiva, precisamos estar atentos a essa terapia com fitocanabinóides, para que possamos nos beneficiar de todas as suas excelentes propriedades.

Seja por prescrição médica ou odontológica, os pacientes em tratamento com canabinóides se beneficiam não apenas em desordens ou patologias de origem bucal, mas também sistêmica. E, como nosso corpo é único, o paciente em uso dessa medicação sente e relata melhoras no corpo todo, tanto nas questões físicas, quanto emocionais e comportamentais – incluindo a qualidade do sono.

Especificamente na Odontologia, podemos prescrever para auxiliar em tratamentos como dores crônicas, disfunções temporomandibulares, distúrbios de sono, sensibilidade dentinária e alívio de dores de mucosite em pacientes oncológicos, bem como no manejo de ansiedade pré-tratamento odontológico. Além dos efeitos antimicrobianos, analgésicos e anti-inflamatórios, tem excelente potencial reparador tecidual e cicatrizante.

Em pleno crescimento, a desconstrução de preconceitos e consolidação de legislação se aliam à fundamental a Capacitação em Prescrição de Cannabis Medicinal, para que essa abordagem multidisciplinar possa proporcionar aos pacientes, de forma segura, todos os benefícios que os canabinoides têm a oferecer.

*É Odontopediatra; Habilitada em Sedação Inalatória; Doutora em Odontologia (FOP/Unicamp); Pioneira em Sergipe em Tratamento com Placa Palatina de Memória; Coordenadora e Professora de Cursos de Odontopediatria e Sedação; Presidente da Câmara Técnica de Sedação do CRO-SE (nº 1280).

 

Prêmio CFO de Saúde Bucal

É hoje (19) que acontece, na sede do CRO-SE, a entrega da premiação dos dois municípios sergipanos reconhecidos pelo Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2024. Nossa Senhora do Socorro conquistou o 3º lugar na categoria para municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes; e Santana do São Francisco alcançou o 3º lugar na categoria para municípios de até 20 mil habitantes na Região Nordeste. O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal destaca e valoriza as gestões municipais que se sobressaem pela excelência e eficiência na implementação das políticas públicas de saúde bucal, incentivando a prática da gestão participativa e a oferta de serviços de saúde bucal de forma inclusiva e eficaz.

 

Edital desrespeita piso

O CRO-SE e o Sinodonto ajuizaram mais uma ação contra editais que desrespeitam o piso salarial de cirurgiões-dentistas, previsto na Lei nº 3.999/61. O edital da vez foi o de nº 001/2024, publicado pelo município de Itabaianinha, oferecendo remunerações abaixo do mínimo para os cargos de Odontólogo (R$ 2.223,04) e Odontólogo do PSF (R$ 4.210,30), ambos com carga horária de 40 horas semanais. Conselho e Sindicato seguem firmes na luta pela valorização da classe odontológica.

 

Exame de Proficiência

Foi aprovado na última terça (17), na Comissão de Educação do Senado Federal, o Projeto de Lei 3000/2024, que propõe a implementação do Exame Nacional de Proficiência em Odontologia. O objetivo do PL é regulamentar e estabelecer critérios para a avaliação dos profissionais de Odontologia em todo o país, visando padronizar a qualificação e o desempenho na área. O projeto, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes, contou com importante colaboração do Sistema Conselhos e segue, agora, para análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, onde será discutido no próximo ano. O CRO-SE segue em incidência política pelo apoio dos parlamentares de Sergipe às pautas da Odontologia.