ARACAJU/SE, 26 de junho de 2025 , 1:22:37

Amor pra Recomeçar

 

Uma análise da campanha do Boticário para o “Dia do Amor”.

Estamos acostumados com as campanhas românticas para o Dia dos Namorados, aquelas campanhas clichês com dois pombinhos se amando. Ah, o amor é lindo, não é mesmo?

Mas como seria inovar essa narrativa? O Boticário lançou uma campanha inovadora, ancorada na ideia de recomeços, reafirmando a crença de que o amor é sempre possível, mesmo que seja com o próximo da fila.

A campanha foi baseada em dados do IBGE de 2022, que mostram que, para cada casal que se separa, dois novos encontram um começo. Em sintonia com esse espírito de renovação, o Boticário redefine mais uma vez o tradicional Dia dos Namorados como o “Dia do Amor”. A campanha deste ano se inspira na mecânica do vinil, fazendo uma comparação entre o amor e a música: assim como as trilhas sonoras de um relacionamento. Você não tem aí aquela canção que te faz lembrar de um amor antigo?

O filme publicitário inicia com uma mulher colocando um disco para tocar. A câmera se movimenta e a sala se transforma em um cenário onde ela e seu parceiro dançam sobre um disco gigante. Esta dança, cheia de altos e baixos, simboliza os ciclos dos relacionamentos e até mesmo o seu fim.

Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, explica que a marca, conhecida por sua associação com o amor, percebe a importância de incentivar os consumidores a manterem a fé nesse sentimento poderoso. Ela ressalta o valor de perseverar em um caminho familiar ou a necessidade de, em certos momentos, buscar uma nova direção, um recomeço.

Para dar mais alcance à mensagem, o Boticário implementa uma estratégia concebida pela agência SoWhat, que abrange desde conteúdos nas redes sociais até ativações com influenciadores. A campanha começa no X (antigo Twitter) e se estende para TikTok e Instagram, promovendo a hashtag #PlayNoAmor. Influenciadores como Rafa Kalimann e Allan Souza Lima compartilham suas histórias de amor, enquanto João Guilherme lidera conteúdos para solteiros com a hashtag #PlayNoContatinho.

Para finalizar a campanha, o Boticário promove um evento especial em um listening bar, onde convidados podem ouvir relatos reais de amor enquanto desfrutam de músicas românticas em discos de vinil. Idealizada pela agência PROS, essa experiência sensorial visa inspirar casais e solteiros a se reconectarem com o amor. O evento, aberto para os “botilovers” através de interações nas redes sociais, acontecerá em São Paulo no dia 4 de junho.

A nova campanha do Boticário para o “Dia do Amor” se posiciona como uma celebração do amor real. Assim como uma bela melodia, o amor pode sempre encontrar um novo começo. O mais interessante aqui é a reflexão de que é sempre possível mostrar o lado real ao invés de pregar o ideal.