04 02 26
Pinacoteca de Sergipe
O Governo de Sergipe avançou, nesta terça-feira, 3, nas ações de valorização da cultura e do patrimônio histórico ao assinar a ordem de serviço para a implantação da Pinacoteca de Sergipe, primeira obra do programa Viva-SE. A cerimônia ocorreu no Centro de Aracaju, no Palácio Museu Olímpio Campos.
PMOC será reformado
Na ocasião, foi anunciado investimento de R$ 18 milhões para a restauração do próprio Palácio Museu Olímpio Campos, reforçando a estratégia do Governo do Estado de requalificar o Centro Histórico e ampliar os espaços culturais da capital. A Pinacoteca funcionará no antigo prédio da Procuradoria-Geral do Estado, tombado pelo patrimônio estadual, ampliando o acesso da população ao acervo de artes visuais sergipanas.
Agenda
O governador Fábio Mitidieri, participará nesta quinta-feira, 05/02, em Maceió (AL), do Fórum dos Governadores do Nordeste. O encontro reunirá os chefes dos Executivos estaduais da região para discutir os próximos passos do bloco na implementação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica. Na capital alagoana, o governador também participará da solenidade de posse do governador de Alagoas, Paulo Dantas, na presidência do Consórcio Nordeste, fortalecendo a articulação política e institucional entre os estados da região.
Café ponto Gov
A manhã desta quarta-feira, 04/02, será marcada pelo Café ponto Gov, iniciativa do Governo do Estado que fortalece o diálogo com a imprensa. Durante o encontro, o governador Fábio Mitidieri fará uma avaliação das principais ações desenvolvidas pela gestão e apontará os próximos passos da administração estadual, com foco no planejamento para 2026. Estamos na expectativa para as novidades!
Mudanças na gestão
O governador Fábio Mitidieri anunciou ontem o médico Rilton Morais como o novo superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Ele substitui o Dr. Roberto Gurgel, que passa a se dedicar a um novo desafio à frente do Hospital do Câncer de Sergipe. “Sai um grande profissional de um lado e entra outro à altura. A saúde de Sergipe ganha dos dois lados”, afirmou Mitidieri.
Novo desafio
Ao assumir a superintendência do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Dr. Rilton Morais destacou a responsabilidade do novo desafio. “O Huse é um hospital muito complexo, mas essencial para salvar a vida da grande maioria dos sergipanos. Chego para contribuir com esse projeto de saúde do Estado, com muito trabalho e dedicação. É uma grande tarefa, mas tenho certeza de que vamos avançar”, afirmou.
Nova missão
Já o Dr. Roberto Gurgel agradeceu o período à frente do Huse e destacou a importância da nova missão no Hospital do Câncer. “Foi um prazer imenso estar no Huse, uma instituição que eu gosto muito. Agora sigo para um desafio tão importante quanto, que é a oncologia, minha área principal. Fico muito satisfeito em deixar o Huse sob a condução do Dr. Rilton, um grande amigo e profissional”, disse.
Gestão pública
O Governo do Estado já iniciou os preparativos para o II Prêmio Sergipano de Gestão Pública (PSGP), uma realização da Secretaria de Estado da Administração (Sead), apoiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Instituído pela Lei estadual nº 9.518/2024, o PSGP tem o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas e inovações administrativas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços públicos, desenvolvidas em órgãos e entidades estaduais e dos 75 municípios sergipanos.
Ricardo Vasconcelos
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, destacou ontem, durante a abertura dos trabalhos legislativos deste ano, a necessidade de um bom relacionamento entre os poderes. Na presença da prefeita Emília Corrêa, ele disse que a convergência de interesses em prol do coletivo, garantiu bons resultados no ano passado. “Isso demonstra que nós queremos andar a passos largos, em mãos dadas com a gestão da prefeita Emília, para que as coisas aconteçam aqui na nossa cidade. Não tem condições do Executivo entregar os resultados, entregar tudo aquilo que a população tanto espera, se nós não apoiarmos de verdade. Em 2025, nós apoiamos bastante, nós ajudamos em tudo aquilo que estava ao nosso alcance, e agora é colher os resultados”, disse.
TRE-SE
O jurista Breno Bergson Santos tomou posse, na sexta-feira, 30/01, como juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), na classe Jurista, para o biênio 2026–2028. A solenidade foi realizada em sessão solene no Plenário do Tribunal e conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Diógenes Barreto. Durante o juramento, Bergson afirmou o compromisso de “desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis do país”.
Avanços
Ricardo Vasconcelos também destacou mudanças concretas que já fazem a diferença na ponta para a população. “Avançou na questão da licitação do lixo, avançou na questão da licitação do transporte, trouxe ônibus elétricos, questões ambientais também, está quase já entregando o Plano Diretor para a Câmara Municipal. Então, eu julgo que as coisas estão acontecendo dentro daquilo que a gente esperava”, completou.
Violência
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) divulgou que está ampliando suas ações de enfrentamento ao assédio e à violência contra a mulher com a campanha “Ei, mulher, não se cale”, que está sendo veiculada nas TVs dos ônibus elétricos que circulam em Aracaju.
Ampliação
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) ampliou o prazo de inscrições para o processo eleitoral do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), referente ao biênio 2026–2028. A mudança foi oficializada por meio de edital de retificação publicado no Diário Oficial do Estado, alterando exclusivamente o calendário do processo. O período de inscrições das organizações da sociedade civil foi ampliado até o dia 6 de fevereiro. Antes, o encerramento estava previsto para 30 de janeiro. Em consequência disso, outras etapas do processo eleitoral também tiveram suas datas ajustadas.