14-02-26
Alessandro x André
Enquanto a folia de Carnaval esquenta as ruas em todas as partes do país, o governador Fábio Mitidieri espera que durante o recesso de momo o clima esfrie nos bastidores da política sergipana. Isso porque nesta semana o senador Alessandro Vieira entornou o caldo do caldeirão da paz. Durante entrevista em uma emissora de rádio, ele, em clara referência ao ex-deputado André Moura, disse que ” eu deito minha cabeça e durmo e sei vou acordar com o despertador. Não vai ser com a polícia batendo em minha porta”.
André reage
Mitidieri diz que momento é de serenar os ânimos e que já se solidarizou com André Moura, que não merecia o ataque. Sim, sobrou para o governador Fábio Mitidieri, que já havia anunciado apoio do seu agrupamento aos pré-candidatos ao Senado André Moura e Alessandro Vieira. Após a fala, André já disse que não vai dividir palanque com Alessandro. Mitidieri disse que vai esperar os ânimos se acalmarem.
Passou do tom
O governador classificou a fala do senador Alessandro Vieira de infeliz, gratuita e desnecessária. Disse que a chapa foi montada em comum acordo, com a condição básica de respeito. “Errou, passou do tom”, disse.
CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) trará a Sergipe edições do Conexão CNM – Qualifica. Os eventos ocorrem no dia 24 de fevereiro, com diversos temas para qualificar os gestores municipais das regiões. A iniciativa conta com apoio institucional da Associação dos Municípios de Sergipe (Fames).
CNM I
O CNM Qualifica é voltado a gestores e servidores municipais, com inscrição gratuita para participantes de Municípios filiados e com a contribuição em dia. O Conexão Qualifica vai acontecer no Aquários Praia Hotel, em Aracaju, quando serão abordados temas de quatro áreas técnicas: Controle Interno, Finanças, Cultura e Estudos Técnicos.
Moita Bonita
Os cerca de 11 mil moradores de Moita Bonita, no agreste sergipano, passaram a contar com um novo espaço de lazer, convivência e geração de renda após investimento de R$ 1,2 milhão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos foram aplicados na construção de um espaço multiatividades e na reurbanização do açude do povoado Candeias.
Moita Bonita I
A obra, entregue em 2025, foi executada pela Prefeitura de Moita Bonita por meio de convênio com a 4ª Superintendência Regional da Codevasf, com recursos oriundos de emenda parlamentar. Além de beneficiar diretamente a população local, o novo equipamento público tem impulsionado o potencial turístico da região, atraindo visitantes de municípios vizinhos, como Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis e Malhador. Atualmente, a economia de Moita Bonita é baseada na agricultura familiar, tendo a batata-doce como principal produto. A criação de um espaço estruturado para eventos e lazer busca diversificar as fontes de renda do município e fomentar o comércio local.
Privatização dos mercados
O vereador e líder da oposição, Elber Batalha (PSB), tem alertado a possível privatização da administração dos mercados municipais da capital sergipana pela atual gestão da prefeitura de Aracaju. o parlamentar chegou a mostrar um vídeo, divulgado em suas redes sociais, expondo alguns detalhes do estudo e seus prováveis impactos para a população. No telão, ele apresentou o contrato de elaboração do edital para privatização dos mercados, sem licitação, no valor de mais de R$ 1 milhão.
Complexo viário
Moradores de diferentes regiões de Aracaju participaram de uma reunião pública que detalhou os avanços das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, com foco nos aspectos técnicos e nas condicionantes ambientais que orientam a execução da intervenção. O encontro foi realizado na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, no Bairro Coroa do Meio.
Complexo viários I
A iniciativa integrou as ações do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), em parceria com a empresa Ambientec Soluções Sustentáveis, responsável pela execução do Plano Básico Ambiental (PBA), documento que estabelece diretrizes de gestão socioambiental, monitoramento de impactos, educação ambiental e comunicação social.