O governador Fábio Mitidieri solicitou agilidade na conclusão da duplicação da BR-101, durante a apresentação do andamento das obras do Novo PAC em Sergipe nessa quinta-feira, 27. A duplicação já se arrasta por mais de 25 anos, e o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que as obras serão concluídas até o primeiro semestre de 2026. Ele também esclareceu que, um dos fatores que dificultaram a agilidade na entrega do projeto foi que, desde 2023, três empresas desistiram da licitação, prejudicando ainda mais a mobilidade e desenvolvimento do Estado.
Emília Corrêa
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou a abertura de licitação para a construção de três Unidades de Saúde da Família (USFs) e duas Academias da Cidade. Serão contempladas as USFs Humberto Mourão, no bairro São Conrado; Renato Mazzé Lucas, no bairro Soledade; e João Bezerra, no Povoado Areia Branca, sendo que as duas últimas contarão com Academias da Cidade em suas estruturas. Além disso, foi anunciada a licitação para a construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no Loteamento Vitória da Resistência, no bairro Lamarão. O investimento total é de R$ 15.078.184,34.
Segurança
Para garantir a segurança pública durante a final do Campeonato Sergipano 2025, que acontece neste sábado, 29, na Arena Batistão, a Polícia Militar com um efetivo extraordinário de 360 militares, somados aos policiais que estão alocados no policiamento ordinário. O objetivo das ações da corporação é garantir a tranquilidade e a segurança dos torcedores, dos jogadores e de toda a população sergipana. “Tudo para que o evento ocorra da maneira mais segura possível e para que o torcedor se preocupe apenas em ir e aproveitar o evento em clima de paz, de tranquilidade”, enfatizou o coronel Thiago Costa, subcomandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC).
Moradias sustentáveis
A Câmara de vereadores de Aracaju apreciou e aprovou na sessão dessa quinta-feira, 27, um projeto de lei de autoria do vereador Breno Garibalde, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de materiais sustentáveis na construção de habitações de interesse social em Aracaju.
Moradias sustentáveis I
O PL estabelece que todas as construções de habitações de interesse social, realizadas em Aracaju, devem ser executadas utilizando, no mínimo, um percentual de 30% de materiais sustentáveis. Esses materiais são entendidos como aqueles que possuem baixo impacto ambiental, sejam provenientes de fontes renováveis, reciclados, de baixa emissão de carbono e/ou que contribuam para a eficiência energética das edificações. Além disso, as habitações de interesse social são consideradas aquelas ligadas a políticas e programas governamentais voltados para a provisão de moradia adequada e acessível para segmentos da população de baixa renda.
Imposto de renda
No próximo dia 22 de abril, às 15h, a Câmara Municipal de Aracaju vai realizar uma audiência pública com o tema “A Câmara Municipal de Aracaju: destinação de imposto de renda”. A sessão especial é de autoria do presidente e vereador Ricardo Vasconcelos
Campeonato sergipano
Neste sábado, 29, o jogo entre Confiança e Itabaiana acontece às 16h30, na Arena Batistão, enquanto a tradicional Corrida Cidade de Aracaju terá início às 16h, tendo o seu percurso iniciando na cidade de São Cristóvão até a Praça Fausto Cardoso, no Centro da capital. Diante da grande movimentação que os dois eventos devem atrair, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os torcedores que irão acompanhar a final do Campeonato Sergipano a planejarem seus deslocamentos com antecedência.