ARACAJU/SE, 2 de abril de 2025 , 0:53:00

Busca Ativa Escolar em Laranjeiras

Na última semana, os vereadores de Laranjeiras aprovaram o Projeto de Lei nº 003/2025, que autoriza o Poder Executivo a instituir a Comissão Extraordinária de Busca Ativa Escolar que, em anos anteriores já surtiu um efeito positivo, trazendo de volta os alunos que estavam matriculados nas escolas municipais de cidades circunvizinhas, como Riachuelo e Maruim.

Além de permitir que mais crianças, adolescentes, jovens e idosos tenham mais acesso à educação nas creches e pré-escolas, no Ensino Fundamental e EJA, o Busca Ativa impulsionou o crescimento do número de matrículas em Laranjeiras, que saltou de pouco mais de 3 mil alunos em 2021 para aproximadamente 7 mil em 2025.

“A aprovação deste Projeto de Lei é de suma importância para o desenvolvimento da Educação em Laranjeiras. Os resultados alcançados pelas equipes do Busca Ativa mostraram que as visitas de porta em porta, nos dias de sol e de chuva provocam um efeito bastante positivo e garantiu que todos realmente tivessem acesso à educação”, afirmou o vereador Juliano Soares.

O vereador Laércio de Pedra Branca também votou a favor do PL. “O que temos que fazer nesta casa é reconhecer o trabalho da equipe do Busca Ativa Escolar, que esteve nas ruas diariamente, com sol ou com chuva, captando alunos para as nossas escolas“.

Os vereadores enfatizaram que, graças ao Busca Ativa Escolar, a gestão municipal construiu um estudo mais aprofundado sobre as necessidades de ampliação de vagas em cada nível de ensino. Os edis citaram um dado revelador como exemplo. Na creche e pré-escola Edith Vinhas (conjunto Pedro Diniz), que foi recém-inaugurada, havia 40 alunos matriculados no Ensino Fundamental. Com a mudança feita este ano pela gestão municipal, hoje 142 crianças de 0 a 5 anos são atendidas.

Além de Juliano Soares e Laércio de Pedra Branca, também votaram a favor do PL os vereadores Rogério Matos, José Carlos (JJ), Valdenir Buiú, Ruston Zuzarte, Dr. Léo, Emerson da Farmácia e Adriano Carvalho.