A defensora pública Carolina D’ávila Bruni, troca de dígitos nesta quinta-feira, 13 de maio. Super querida, ela recebe várias homenagens virtuais dos amigos e colegas de trabalho, mas celebra a data ao lado do marido, Léo e dos filhos, Marina e Rodrigo. A coluna deseja que o dia seja de alegrias. Felicidades, Carol!!
Globonews volta a exibir o documentário ‘Obatalá, o Pai da Criação’
Neste final de semana, o canal Globonews volta a exibir o documentário que mobilizou um elenco super-estelar incluindo nomes como Alcione, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Marisa Monte, ‘Obatalá – O pai da criação’, filme que descortina os bastidores da gravação e lançamento do disco ‘Obatalá – Uma homenagem à Mãe Carmen’, de 2019 e que concorreu ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. A Gege Produções, assina a produção e Flora Gil é diretora e Letícia Muhana coordenadora. Foto: Reprodução.
Zoonoses
Diversos serviços são ofertados à população no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mantido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Um deles é a castração, no qual são realizadas cirurgias em animais caninos e felinos, com idades entre 4 meses e 8 anos. Para que seja realizado o procedimento, os tutores dos animais precisam se dirigir ao CCZ munido de cópias de comprovantes de residência, de renda de até um salário mínimo e meio, além de documento oficial com foto e número de telefone. Além da castração, o Centro também realiza triagem veterinária em animais doentes e mantém o Projeto Praça Limpa e Protegida, que faz a dedetização e desratização em praças do município a fim de eliminar baratas, formigas, ratos; além dos serviços de borrifação em locais onde há probabilidade de o Aedes aegypti proliferar.
Novas exposições virtuais
Ontem, 12, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) deu continuidade ao Laboratório Cultural com duas novas exposições com artistas selecionados através via Lei Aldir Blanc: “Titóbi ti èmí” – A grandeza da espiritualidade, de Créscia Cristina Dantas da Conceição e Santa de Pau-oco: a cosmologia africana por trás das culturas populares do nordeste, de Negra Luz. As obras das artistas estão disponíveis virtualmente nas redes e no site da Fundação.
Sobre as artistas e exposições
Créscia Cristina Dantas da Conceição, licenciada em História e bacharelada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, é fotógrafa e atuante na área de fotografia social há mais de 10 anos. Nesta exposição “Titóbi ti èmí – A grandeza da espiritualidade”, o encontro da arte com a religiosidade. Segundo a artista “observar esta exposição é viajar pelos caminhos de pessoas ao sagrado, as raízes, a alegria, ao rito, ao encontro com o outro, a união, a esperança do renovo”.
Internacional dos Museus traz campanha de incentivo à leitura
O Dia Internacional dos Museus está chegando, e para incentivar a leitura, a editora Colli Books promove uma campanha do livro ‘Incêndio no Museu’, da escritora Isa Colli em seu e-commerce. Para quem desejar adquirir o livro físico, o selo oferecerá desconto de 20% entre os dias 13 e 21 de maio, na compra direto do site da editora. Além disso, o livro também estará disponível nas plataformas de venda digital Americanas, Shoptime, Submarino, no valor de R$39,90.
Vocação para acolher e cuidar
A atuação dos profissionais de enfermagem é fundamental no cuidado e na recuperação dos pacientes. E foi acentuada ainda mais durante esse período de pandemia. Na Clínica Onco Hematos, que integra a Rede AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), o acolhimento aos pacientes oncológicos e seus familiares, de forma humanizada pela equipe multidisciplinar, sempre foi uma referência. E dentro dela, o papel da(o) enfermeira(o) revela carinho e vocação em cuidar de quem necessita. “A enfermagem é ciência do cuidar. Envolve diversas áreas de atuação que convergem para o acolhimento e cuidado de excelência, possibilitando assim, a melhor experiência para o paciente e família”, ressalta Maria Rita Nery, coordenadora de enfermagem da Onco Hematos. Ontem, 12 de maio, foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, e a Onco Hematos reforça o importante papel deste profissional da saúde. Para Maria Rita, a enfermagem como integrante da equipe multiprofissional tem papel fundamental na condução do cuidado. “O acolhimento ao paciente oncológico é iniciado desde o diagnóstico e admissão no serviço, onde é iniciado o gerenciamento do cuidado. É analisado todos os aspectos aos quais o paciente será submetido, avaliado todos os riscos e estabelecido um plano de cuidado individualizado”, descreve ela.
Parceria entre Governo de Sergipe e Senai possibilitará a oferta de cursos técnicos a alunos da rede pública estadual
Foi formalizado na última quarta-feira, 12, o termo de cooperação entre o Governo de Sergipe e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para a oferta de cursos da Educação Profissional, concomitante ao Ensino Médio, a 60 alunos da rede pública estadual. A iniciativa beneficiará estudantes matriculados em duas escolas estaduais situadas em Aracaju. Serão 30 vagas para o Colégio Estadual Professor Arício Fortes, no curso de Administração; e 30 vagas para o Colégio Estadual 24 de Outubro, no curso técnico em Segurança no Trabalho. As matrículas estão sendo feitas pelas unidades de ensino, e as aulas terão início na próxima semana, 18 de maio, de forma remota. O acordo foi assinado pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que estava acompanhado do superintendente executivo, professor José Ricardo de Santana; pelo diretor regional do Senai, Paulo Sérgio de Andrade Bergamini; e a gerente de Educação Profissional do Senai, Silvia Regina Delmondes Freitas. Foto: Eugênio Barreto.