Hoje, 9, tem bolo e guaraná para Cecilia Melo, filha do advogado e presidente do Detran, Abner Melo. A pequena aniversariante, celebra três anos de vida e felicidade ao lado do papai apaixonado. A coluna deseja que o mundo de Cecilia se encha de cores e alegrias para comemorar esta data especial. Felicidades!
FAMES realiza primeiro Congresso Sergipano de Direito Eleitoral
Hoje, 9, a Federação dos Município do Estado de Sergipe (FAMES), juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), dará início ao I Congresso Sergipano de Direito Eleitoral, 100% online, com transmissão através das suas redes sociais e do Google Meet. A abertura, marcada para às 19h, contará com as presenças do presidente da FAMES, Christiano Cavalcante e do presidente da CNM, Glademir Aroldi.O evento contará com operadores do direito com atuação reconhecida no âmbito nacional, a exemplo dos advogados Gustavo Severo, Lauro Seixas, Peterson Almeida, Bruna Goés, Evânio Moura, Cícero Dantas, Daniel Haack, Benito Soares, Márcio Conrado, Fabiano Feitosa e Milton Eduardo. Também participaram como palestrantes, o juiz eleitoral Leonardo Souza Santana Almeida, o contador Elson Amorim Simões, o jornalista e publicitário Cícero Mendes, e a contadora Dayse Teles, como debatedora. Foto: Divulgação.
Apple deve lançar Iphone 12 próxima semana
No próximo dia 15 de setembro, às 14h, a Apple fará um evento para apresentar novos produtos. O convite enviado a jornalistas e ao público em geral faz mistério sobre o que vem por aí, porém deixa claro que será uma transmissão via internet a partir da sede da companhia nos Estados Unidos. No momento, a internet se divide entre os que acreditam que será o lançamento do iPhone 12 e aqueles que aguardam novos modelos de Apple Watch e iPad. Tradicionalmente a empresa da maçã revela a nova versão do celular em setembro, mas os próprios dirigentes da Apple já disseram que o sucessor do iPhone 11 vai atrasar. Aos ansiosos, só resta aguardar!!
Sergipana reinventa mercado de casamentos
Em momentos de crise que muita gente se redescobre. E há também quem leve outros a se redescobrirem. Esse é o caso da publicitária e promotora de feiras comerciais sergipana Grazzi Freire, que há mais de doze anos trabalha com o segmento de casamentos e em meio à pandemia se viu sem poder desempenhar seu trabalho, e pior: viu todo o segmento de profissionais que dependem dessa área sem saber o que fazer, passando por sérias dificuldades financeiras. Afinal, quem pode realizar festa de casamento em meio à pandemia? O setor foi um dos primeiros a parar e, muito possivelmente, será um dos últimos a normalizar. E enquanto isso? Pois bem, Grazzi organizou, em abril, a primeira feira de casamentos online do Brasil. Graças a ela, o evento conseguiu movimentar meio milhão de reais entre os contratos fechados. O modelo deu tão certo, que ela está realizando, até o dia 17, a segunda feira on-line, a Casar Para Sempre. Grazzi expandiu e levou o formato do evento para Maceió e Brasília. “Não podia ficar de braços cruzados, não é uma questão só minha. Não podíamos esperar que o Estado fizesse algo, o auxílio que ele destinou para profissionais autônomos não pagava nem um terço de nossas contas. Depois de algumas noites sem dormir por ouvir relatos de parceiros, decidi agir. E apostei. Muita gente ficou com receio, mas era uma chance. E graças a Deus está dando muito certo. Nesta feira, a @casar.parasempre, já vendeu, em dez dias, mais de R$350 mil”, revela a organizadora.
Como funciona
A feira acontece através das redes sociais e é possível fechar contratos com condições especiais com os expositores participantes. A cada R$250 em contratos fechados, os noivos ainda concorrem a viagens de lua de mel. Desta vez, o destino é Gramado e Búzios, justamente para também fomentar o turismo brasileiro. A feira vai até o dia 17 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no Instagram @casar.parasempre.
Capacitação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET) e Organização de Procura de Órgãos (OPO), promoveu ontem, 8, no Decós Day Hospital, uma capacitação sobre os novos protocolos a serem aplicados por médicos na determinação de morte encefálica. O evento teve como público alvo médicos da Rede Atenção à Saúde no intuito de alinharem os atendimentos prestados às diretrizes determinadas pela nova Resolução nº 2.173/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o protocolo da morte encefálica. Uma das novas exigências afirma que o médico responsável pelo protocolo seja capacitado e habilitado para isso. O coordenador do Central Estadual de Transplantes (CET), Benito Fernandez , diz que o objetivo é formar mais profissionais da saúde e médicos qualificados para identificar pacientes em provável morte encefálica. “A resolução estabelece que o profissional precisa ter no mínimo um ano de cuidados em pacientes em coma. A ideia é exatamente capacitá-los para poderem realizar o diagnóstico”, explica Benito.
Live com viúva de Marielle Franco
Hoje (09), às 18h, a clínica Remonta realizará uma live em seu Instagram, com a ativista, feminista, militante e viúva de Marielle Franco, Monica Benício. O bate-papo será alusivo ao dia da visibilidade lésbica e abordar pautas importantes, a exemplo da carência de políticas públicas para essa parcela da população. A clínica Remonta, que oferece atendimento de psicoterapia para a população LGBTI+, é liderada por mulheres lésbicas, tendo sua equipe composta exclusivamente por profissionais LGBTI+. A psicológica e idealizadora da Remonta, Marcela Carvalho (CRP 19/2467), fala da importância desse debate: “É preciso discutirmos a saúde mental da população LGBTI+ e a criação de mais políticas públicas para essa comunidade”. Segundo a assessora de comunicação da Remonta, Camila Ramos, a live será fundamental para fortalecer as mulheres lésbicas. “Nós somos invisibilizadas dentro do próprio movimento, ser mulher e ser lésbica, acarreta num duplo preconceito. Por isso que esse bate-papo com Monica, que tem reconhecimento nacional, é fundamental para dar voz ao movimento lésbico”, explica.
Semana Paulo Freire
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Gabinete do Secretário, realizará pelo segundo ano consecutivo, a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, conhecida como “Semana Paulo Freire”. As atividades que envolvem webnários, bate-papo online, lançamento de projetos, estudos guiados ocorrerão no período de 14 a 19 de setembro e envolverão os departamentos pedagógicos da Seduc, diretorias regionais e unidades escolares. A semana foi instituída pela Lei 7.708/2013 e os encontros serão transmitidos pelo canal do YouTube Educação Sergipe, além de material disponibilizado no Portal Estude em Casa. Confira a programação completa no site: seduc.se.gov.br