A cirurgiã-dentista Célia Barreto Garcez recebeu, na última terça-feira, 12, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional. A entrega aconteceu no Centro de Convenções de Brasília, em cerimônia realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Indicada pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), a Dra. Célia foi escolhida após análise curricular criteriosa, para receber a honraria pela “contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes” (Categoria C).
A Medalha foi instituída pelo CFO com o propósito de reconhecer e premiar os profissionais e personalidades que se destacam pela relevância e contribuição ao desenvolvimento da Odontologia no Brasil. Criada em 1995 e considerada uma das mais altas honrarias da Odontologia brasileira, a comenda simboliza o reconhecimento público pela dedicação e excelência em sua trajetória profissional.
Juntamente com a também cirurgiã-dentista Maria Estefânia de Gutierrez, a Dra. Célia Barreto Garcez desenvolve um relevante trabalho social junto à Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade, no bairro Santa Maria, onde coloca a Odontologia a serviço de quem mais precisa, em atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Além de coordenar a unidade de atendimento de Saúde na Comunidade, ela é suplente do Conselho Fiscal da Fundação São Lucas.
Após receber a comenda, a cirurgiã-dentista expressou agradecimentos e convidou colegas a se somarem às iniciativas filantrópicas. “Queria agradecer ao CRO-SE por essa oportunidade de tornar visível o nosso trabalho na periferia de Aracaju, e ao CFO por essa homenagem. E gostaria de me colocar disponível para todas as pessoas que desejarem participar dessa obra. Estamos de braços abertos para quem quiser somar para tornar a Odontologia de Sergipe uma referência, em apoio especialmente às populações que têm dificuldade de acesso a serviços de qualidade e especialidades odontológicas”, disse a Dra. Célia Barreto Garcez.
Presente na solenidade, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, prestigiou a profissional sergipana e destacou a importância de exemplos que inspiram como o a Dra. Célia. “Nós ficamos muito orgulhosos por ter uma representante de Sergipe sendo homenageada nacionalmente com a mais alta comenda do CFO, sobretudo pela dedicação do seu trabalho filantrópico, através do qual leva a Odontologia ainda mais para perto da população. Nossa indicação buscou honrar essa iniciativa, que serve de inspiração para todos nós”, pontuou.
Mobilização no Congresso I
O Sistema Conselhos realizou, nesta quarta-feira (13), mais uma ação de incidência política no Congresso Nacional em defesa do piso salarial da Odontologia, desta vez, na Câmara dos Deputados. A presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, a conselheira secretária Valéria Mota Quintela, o conselheiro presidente da Comissão Parlamentar, Alisson Almeida, e o conselheiro federal por Sergipe, Anderson Lessa Siqueira, participaram da mobilização, que reuniu representantes de diversos estados do país e do Conselho Federal de Odontologia.
Mobilização no Congresso II
Durante as visitas realizadas aos gabinetes de deputados federais, foi entregue um material impresso contendo uma agenda legislativa, informando o que o Parlamento pode fazer pela Odontologia brasileira, considerada a melhor do mundo. O material cita Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, indicando a sua localização nas comissões temáticas e status atual, para solicitar apoio e votos favoráveis. De Sergipe, a equipe do CRO-SE foi recebida pelos deputados Nitinho Vitale e Thiago de Joaldo.
SE no Prêmio CFO de Saúde Bucal I
Os municípios de Santana do São Francisco e Nossa Senhora do Socorro brilharam no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2024. Nossa Senhora do Socorro conquistou o 3º lugar na categoria para municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes, reforçando seu compromisso com a saúde bucal e o bem-estar da comunidade. Santana do São Francisco também alcançou o 3º lugar na categoria para municípios de até 20 mil habitantes na Região Nordeste, mostrando que cuidar do sorriso da população é uma prioridade.
SE no Prêmio CFO de Saúde Bucal II
O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal é uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com o objetivo de destacar e valorizar as gestões municipais que se sobressaem pela excelência e eficiência na implementação das políticas públicas de saúde bucal. O prêmio busca incentivar a prática da gestão participativa, premiando os municípios que oferecem serviços de saúde bucal de forma inclusiva e eficaz.