*por Marlos Cesar Bomfim Cabral
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são unidades de saúde que ofertam serviços odontológicos especializados no SUS, e compõem uma das grandes inovações da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. São implantados e custeados através de parceria entre o Ministério da Saúde, estados e municípios.
A atenção especializada atua de forma estratégica para qualificar e melhorar a resolutividade da Rede de Atenção à Saúde Bucal, proporcionando suporte técnico e assumindo responsabilidade pelos usuários e ao mesmo tempo, preservando o vínculo com a Atenção Primária à Saúde.
Os CEOs estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: 1 – Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; 2 – Periodontia especializada (tratamento de doenças gengivais e periodontais); 3 – Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; 4 – Endodontia (tratamento de canal); 5 – Atendimento a usuários com necessidades especiais/pessoas com deficiência. Há CEOs que podem ofertar outras especialidades, tais como odontopediatria, prótese dentária, ortodontia e implantodontia.
Para acessar os serviços odontológicos especializados no SUS, o usuário deve, a princípio, agendar consulta com o cirurgião-dentista do posto de saúde vinculado ao seu território. A partir da necessidade identificada, o profissional preenche a guia de cuidado ou o formulário próprio de encaminhamento; daí, o cidadão será demandado para agendamento no CEO, seguindo os critérios estabelecidos de cada unidade especializada. Importante ressaltar que, após o tratamento no CEO, o usuário deve retornar ao cirurgião-dentista do posto de saúde, responsável pela continuidade do cuidado.
Em Sergipe, há cinco CEOs de gestão municipal, que atendem a população dos municípios-sede, e oito de gestão estadual, que presta atendimento à população de 70 municípios em conformidade com os respectivos mapas sanitários. Para saber se seu município possui CEO ou pra qual CEO estadual você poderá ser encaminhado, procure o cirurgião-dentista da unidade de saúde mais próxima da sua residência.
*É Cirurgião-Dentista (CRO-SE 1211), especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família, conselheiro presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CRO-SE.
Comissões e Câmaras Técnicas
Na noite de terça-feira (02), tomaram posse os presidentes, membros e demais representantes das Comissões e Câmaras Técnicas do CRO-SE. Ao todo, são mais de 30 Comissões e Câmaras Técnicas representando todas as áreas da Odontologia, incumbidas da organização de eventos de atualização científica e integração, elaboração de publicações e ações setoriais. O evento reuniu cirurgiões-dentistas, com expertise nas diversas especialidades da Odontologia, e profissionais auxiliares em torno do alinhamento de diretrizes e fluxos para esses espaços de participação da classe.
Café com Ciência
A última edição do “Café com Ciência” reuniu profissionais da Odontologia em torno de discussões clínicas sobre “Tratamentos da má oclusão classe II na infância: do clássico ao digital”. A condução ficou por conta das cirurgiãs-dentistas Mariane Bastos Paixão Amaral e Luciana D. Caldas. O evento aconteceu no auditório do CRO-SE e oportunizou importantes trocas sobre Ortodontia, trazendo um debate científico enriquecedor e atualizado para os presentes.
Odontologia Domiciliar
É na sexta-feira, 19 de abril, que acontece o lançamento da versão e-book do Guia de Odontologia Domiciliar, primeira publicação do país a compilar informações sobre esta importante área da Odontologia. A publicação reúne textos de autores renomados de todo o país em 24 capítulos, tendo sido idealizada pela cirurgiã-dentista Carla Cristina e organizada pelas CDs Liciane Menezes, Rayle Monteiro e Stephany Barreto, membros da Comissão de Odontologia Domiciliar do CRO-SE. O evento acontece no Alquimia Cultural, a partir das 18h30.