No início desta semana, a presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak, acompanhada do assessor jurídico, Cristiano Barreto, recebeu na sede da entidade, a visita institucional do secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), Jackson Souza. O encontro teve o objetivo de fortalecer a comunicação entre o TCU e as entidades representativas, promovendo uma aproximação que visa atender às necessidades dos municípios sergipanos.
Durante a visita, o secretário Jackson Souza trouxe uma mensagem importante do presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho. Ele destacou que a gestão do tribunal é pautada por três diretrizes essenciais: “cidadão no foco, participação cidadã e diálogos institucionais”. Nesse contexto, o secretário enfatizou a relevância da entidade municipalista na construção de um diálogo efetivo entre o TCU e os municípios, afirmando que a FAMES tem uma capilaridade muito grande no estado.
O secretário também abordou a necessidade de discutir soluções para a retomada das obras na área da Educação. “Estamos trabalhando junto ao painel do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para entender a situação das obras e buscar maneiras de destravar aquelas que estão paralisadas”, pontuou Jackson Souza.
Em resposta à visita, a presidente Silvany Mamlak ressaltou a importância desse diálogo: “Estamos muito satisfeitos com essa aproximação com o TCU. É fundamental que possamos construir parcerias sólidas que visem o desenvolvimento dos nossos municípios. A troca de informações é fundamental para encontrarmos soluções efetivas para os desafios que enfrentamos”, ressaltou Mamlak.
O encontro finalizou com um compromisso de agendar uma nova reunião para discutir especificamente as obras paralisadas do MEC/FNDE, reafirmando a intenção de trabalhar em conjunto para promover melhorias significativas na educação dos municípios sergipanos.