ARACAJU/SE, 7 de agosto de 2025 , 3:36:59

Conceição Vieira festejou idade nova

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap-SE), Conceição Vieira, celebrou mais uma primavera no último dia 7 de dezembro. A data especial foi comemorada entre familiares e  alguns amigos, que fizeram questão de  homenagear a ilustre aniversariante. Em tempo, a coluna deseja saúde e  uma jornada muito especial e emocionante. Que a alegria de viver esteja bem presente no seu pensamento e coração.

ONU no combate às Crises Humanitárias

A Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de anunciar  que já recebeu mais de USD 370 milhões para o Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU,  com o intuito de ajudar a lidar com as diversas crises humanitárias. Durante encontro por videoconferência, mais de 50 doadores comprometeram-se a contribuir para o Fundo Emergencial. Desde 2005, o Fundo ajuda milhões de pessoas a terem comida, cuidados, abrigo e proteção. “É um apoio fundamental para que trabalhos humanitários possam ser realizados e que, em todo o globo, possamos auxiliar o máximo de pessoas possíveis.”, disse o secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Mark Lowcock. Em 2020, o Fundo de Emergência da ONU beneficiou 65 milhões de pessoas em 52 países e territórios, com um valor total de mais de USD 900 milhões. O dinheiro foi utilizado na luta contra a pandemia do Covid-19 e outras doenças, além de conflitos ou catástrofes naturais (secas, terramotos, furacões) e também para evitar a fome. Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução.

 

Volta às Aulas

Em reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), ficou definido que as escolas particulares de Aracaju poderão funcionar a partir do dia 18 de janeiro de 2021, enquanto as unidades públicas de ensino, no dia 22 de março. A decisão foi tomada em conformidade com o decreto governamental e considerando o cenário epidemiológico da capital. Ao assinar o decreto, o prefeito Edvaldo Nogueira estabeleceu a criação de um comitê para a discussão dos protocolos da retomada das aulas presenciais. Foto: Ana Lícia Menezes.

Barneys será reaberta na Quinta Avenida em NY

 

Um boa notícia para o mercado de luxo! A centenária Barneys New York, que pediu concordada em 2019, vai reabrir as portas de duas unidades no primeiro trimestre de 2021. Comprada pela Authentic Brands, a Barneys terá a primeira loja de departamentos reaberta na Saks Fifth Avenue, no quinto andar. A outra unidade será um posto independente em Connecticut e já estava nos planos de reabertura da ABG para este ano, assim como uma loja em Manhattan, porém a ideia foi substituída por protocolos de biossegurança devido à pandemia da covid-19. De acordo com  Jamie Salter, CEO da Authentic Brands, o desejo era a  abertura  das lojas ainda nesta época, mas o novo coronavírus atrasou em um ano. Foto: Reprodução/Internet.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente no dia 10 de dezembro. Com o intuito de homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos, e conscientizar a população sobre a importância dessa luta, a data foi escolhida em 1948, após a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris. Ainda hoje, no entanto, há muitas distorções e desconhecimento quanto ao real significado dos direitos humanos – normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os DH regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles. Os indivíduos também têm responsabilidades: usufruindo dos seus direitos humanos, devem respeitar os direitos dos outros. Nenhum governo, grupo ou indivíduo tem o direito de fazer qualquer coisa que viole os direitos de outra pessoa. Importante lembrar: cada pessoa e todos os povos têm direito à participação ativa, livre e significativa no desenvolvimento civil, político, econômico, social e cultural, por meio do qual os direitos humanos e as liberdades fundamentais podem ser realizados. Têm também direito a contribuir para esse desenvolvimento e a dele desfrutar. Então, faça a sua parte!!

Reconhecida no Prêmio Abradee 2020 

Em ano desafiador, Energisa Sergipe é reconhecida no Prêmio Abradee 2020 :  Sergipe Mais

A Energisa Sergipe está entre as empresas reconhecidas pelo Prêmio Abradee – Edição Especial 2020, entregue pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica. Este ano, devido à pandemia de Covid-19 e os desafios impostos ao setor, não houve competição entre as empresas. Na cerimônia, realizada ontem, 9,  e transmitida ao vivo pelo canal da Associação no YouTube, foi feita uma homenagem às equipes de campo e colaboradores que estão na linha de frente para levar até o cliente energia de qualidade e com segurança. A premiação é referência no setor por incentivar as melhores práticas entre as empresas, com foco na melhoria do serviço oferecido para a população. Para avaliar o desempenho das companhias, divididas em dois grupos (com até 500 mil clientes e acima de 500 mil), a Abradee entrevistou clientes entre junho e outubro deste ano. Foram cinco as áreas de qualidade pesquisadas: fornecimento de energia; informação e comunicação com o consumidor; conta de luz; atendimento ao consumidor e imagem da distribuidora. Cada área é composta por um conjunto de atributos e gera o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), principal indicador para a premiação.  Foto: Divulgação.

Programa Jovem Aprendiz

No início desta semana, adolescentes acolhidos pela Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (CASEM), unidade administrada pela Fundação Renascer, começaram as aulas do Programa Jovem Aprendiz. Ao todo, 28 socioeducandos serão beneficiados com o curso profissionalizante de auxiliar administrativo, divididos em dois grupos de 14. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Fundação e a Procuradoria Geral do Trabalho (MPT), que também realizou a doação de 10 computadores para o laboratório de informática da unidade. Além disso, serão ofertadas vagas de estágio remunerado para os adolescentes, com bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo e auxílio-transporte. Ao longo do curso, os socioeducandos irão receber aulas teóricas, ministradas de forma remota, mas com auxílio presencial de instrutores, segundo conta o diretor regional adjunto do Senac Sergipe, Marcos Antônio Barreto. “Nos sentimos muito honrados em participar desse projeto. Nosso objetivo não é simplesmente certificar esses alunos, mas que eles consigam ser inseridos no mundo do trabalho, com novas perspectivas para mudarem suas vidas. Durante o curso, o Senac também trabalha com a família ou responsáveis pelos adolescentes”, disse.