ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 10:20:24

logoajn1

Cuidados com a saúde bucal nas festas juninas

A tão esperada noite de São João está se aproximando, mas se o mês mais esperado pelo nordestino já chegou com tudo no País do Forró, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) faz o alerta para os cuidados que devem ser mantidos com a saúde bucal nesta época do ano.

Para começar, evite o exagero nos doces. Durante as festas juninas é comum abusarmos do consumo de alimentos com bastante açúcar, como paçoca, pé-de-moleque, arroz-doce, mungunzá, maçã-do-amor, canjica, pamonha, além de bolos diversos. No entanto, o consumo excessivo de alimentos açucarados pode aumentar o risco da ocorrência de cáries. Moderação é fundamental.

O CRO-SE também recomenda atenção especial ao consumo de espigas de milho. Após saborear aquele milhinho cozido, películas dos grãos podem ficar presas entre os seus dentes e gengiva. Recomenda-se escová-los e usar o fio dental após esse consumo. Se você usa aparelho ortodôntico e possui restaurações ou facetas, tenha cuidado redobrado ao morder as espigas de milho.

Moderação no consumo de álcool e hidratação também são pontos fundamentais. Diante do consumo de comidas típicas, bebidas açucaradas e alcóolicas, é importante manter-se hidratado. Beber água ajuda a remover resíduos alimentares e manter a boca saudável. Para prevenir problemas bucais, não esqueça de manter a higiene oral em dia. Mesmo durante as festividades, não esqueça de escovar os dentes após as refeições nem de usar o fio dental regularmente.

Viva São João!

 

Fórum de Fiscalização

Na última terça e quarta-feira, 18 e 19, o CRO-SE participou, em Brasília, do Fórum Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que teve por objetivo capacitar coordenadores de fiscalização e fiscais do Sistema Conselhos e aprimorar a atividade finalística aos Conselhos Regionais. Com uma programação de dois dias de palestras e debates, o evento reuniu, ainda, conselheiros federais, Presidentes, representantes dos conselhos regionais e especialistas na área, oportunizando a troca de experiências e a discussão de melhores práticas, buscando sempre a excelência na fiscalização dos serviços odontológicos em todo o país.

 

Prêmio Nacional de Saúde Bucal

O CFO anunciou a realização de uma nova edição do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, que visa estimular melhores práticas de saúde bucal e a garantia de acesso ao atendimento odontológico para quem mais precisa, ao reconhecer os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. Na última edição, de 2019, o município sergipano de Nossa Senhora do Socorro conquistou a primeira colocação na categoria entre 100.001 e 500.000 habitantes e, após um hiato pós-pandemia, o prêmio será retomado em 2024. Logo, o CRO-SE divulgará as regras para as inscrições dos municípios. Fique ligado!

 

Diálogo em Umbaúba

Ontem os conselheiros do CRO-SE estiveram no Sul Sergipano para visitar profissionais da Odontologia atuantes no município de Umbaúba. Através do Projeto “O CRO vai até você” os conselheiros Erickson Palmas, Alisson Almeida e Marlos Cabral visitaram unidades de saúde da rede pública e privada, onde puderam dialogar com cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares, ouvindo demandas, acolhendo sugestões, tirando dúvidas e passando orientações.