ARACAJU/SE, 16 de setembro de 2024 , 15:54:50

Debate

A TV Atalaia realizou ontem, 20, o primeiro debate entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Aracaju no pleito deste ano. Participaram Candisse Carvalho (PT), Danielle Garcia (MDB), Emília Corrêa (PL), Luiz Roberto (PDT), Niully Campos (Psol) e José Paulo Leão (Novo). Apenas a candidata Yandra Moura, do União Brasil, decidiu não participar.  Tendo como mediador o jornalista Gilvan Fontes, o debate teve duração de 3h, tempo em que os próprios candidatos fizeram e responderam perguntas.

 

Emília/Sérgio Cursino

Horas antes do debate, o Jornal da Fan denunciou um suposto encontro secreto entre a candidata Emília Correa e o jornalista Sérgio Cursino, que inicialmente seria o mediador do debate de ontem na TV Atalaia. Após várias especulações de que a intenção do encontro era a combinação de perguntas, Emília revelou nos momentos finais de sua participação no debate, que, com a liberação da TV Atalaia, Sérgio Cursino será a voz de sua campanha. Vale frisar que   o formato do debate foi montado de forma que as perguntas foram feitas pelos próprios candidatos. Nenhuma pergunta foi feita pelo mediador.

 

Transporte público

Durante o primeiro ciclo de perguntas do Debate da TV Atalaia, a candidata Emília Corrêa (PL) questionou Luiz Roberto (PDT) sobre a gestão no transporte público da capital sergipana, indicando que o sistema é caótico. Em resposta, Luiz Roberto disse que não é possível se espelhar no sistema de transporte público de Maceió/AL, conforme Emília publicou nas redes sociais dela. “Não será indo até a cidade de Maceió verificar um sistema totalmente diferente que acharemos a solução. Nosso sistema é integrado em consórcio por quatro cidades, em que o passageiro circula por todas com uma única passagem. A candidata esquece que temos licitação em andamento, pouco importa o período, a licitação chegou, os envelopes foram abertos, tudo dentro da maior legalidade. A licitação irá renovar e ampliar a frota, trazer conforto para os usuários, um novo padrão para o nosso sistema do transporte público”, afirmou.

 

Independente

Ainda falando sobre o debate da TV Atalaia, o candidato pelo partido Novo, Zé Paulo, questionou a Danielle Garcia (MDB) se a candidatura dela representava um racha do grupo governista ou uma estratégia para que as eleições municipais cheguem a um segundo turno. Ele apontou que Danielle, Luiz Roberto e Yandra são do bloco governista. Em resposta, Danielle afirmou que sua candidatura é independente e não representa a divisão do grupo. “ Fábio Mitidieri tem o candidato dele, mas nos deixou livre. Eu participo do governo, mas sou independente”, reafirmou. Danielle, que lamentou a ausência de Yandra no debate.

 

Sede do Ibama 

O governador Fábio Mitidieri assinou projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Sergipe, doando terreno para a construção da sede do IBama em Sergipe.

 

Tomógrafo

O deputado Marcos Oliveira (PL) durante a Sessão Plenária de ontem, 20, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese),denunciou que o tomógrafo do Hospital Regional de Itabaiana está há mais de 15 dias sem funcionar. Segundo ele, as pessoas que precisam fazer um exame para detectar algum tipo de doença, precisam se deslocar para Aracaju ou para a cidade de Lagarto. Ele apelou ao secretário de Estado da Saúde que resolva a questão.

 

Tomógrafo II

Em resposta ao colega Marcos Oliveira, o líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) respondeu:  “Esse tomógrafo, a manutenção  já foi solicitada há alguns dias e o problema dele é uma peça que está quebrada e já está em trânsito. Até a próxima semana ela estará sendo instalada e o problema está sendo sanado”, garantiu.

 

Igor Albuquerque

O secretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Igor Albuquerque, foi eleito como o novo coordenador-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A eleição aconteceu na segunda-feira, 19, durante a 1ª reunião de diretores legislativos das Casas Legislativas Estaduais na sede da entidade, em Brasília. “Sinto-me honrado por ser escolhido como o coordenador-geral e acredito muito que esse conjunto será um ambiente próspero para que possamos avançar nas pautas propostas”, destacou.