ARACAJU/SE, 12 de dezembro de 2025 , 23:05:31

Diastema – corrigir ou não corrigir? Eis a questão!

*Com informações do CFO

O diastema é uma condição caracterizada pela existência de um espaço maior que o normal entre dois dentes vizinhos. Na maior parte das vezes, esse quadro afeta apenas a aparência, sendo que sua correção passa a ser uma decisão dos pacientes. Muitos deles optam pela reparação estética, em busca de um sorriso mais harmônico; por outro lado, algumas pessoas preferem manter a separação entre os dentes, como é o caso de algumas personalidades, como os cantores Madonna e Ney Matogrosso, em que o diastema se tornou marca registrada de seus sorrisos.

O problema é que, em alguns quadros, o diastema pode ter reflexos que vão além dos prejuízos meramente estéticos e afetar também as funções orais. Nesses casos, há indicação clínica de correção, que deve ser discutida entre o cirurgião-dentista e o paciente ou responsáveis, no caso de crianças; de forma que sejam avaliadas as possibilidades de tratamento e os objetivos a serem alcançados.

Por este motivo, o Sistema Conselhos de Odontologia traz orientações sobre o que é o diastema, causas e formas de tratamento. “As famílias devem ficar atentas porque o diagnóstico do diastema deve ser feito ainda na infância. Além de resolver questões estéticas, o tratamento pode melhorar as funções da fala e da mastigação, prevenindo ainda o acúmulo de alimentos e o risco de problemas gengivais”, destaca a conselheira federal do CFO, Sandra Regina Pereira Silvestre, doutora em Odontopediatria e especialista em Ortodontia.

O diastema pode ter múltiplas causas, sendo geralmente fruto de uma associação de fatores anatômicos, funcionais e comportamentais. As causas para o diastema podem ser: causas dentárias genéticas, freio labial hipertrófico, hábitos bucais deletérios, perda dentária precoce e doença periodontal.

Causas dentárias genéticas: quando há discrepância entre o tamanho dos dentes e o osso (dentes pequenos em bases ósseas largas), como também dentes que se apresentam de forma individualizada com tamanho reduzido (microdente), dentes ausentes geneticamente (agenesias) ou dentes a mais, supranumerários (como o mesiodens) que não irrompem na cavidade bucal e impedem os incisivos centrais superiores de se juntarem.

Freio labial hipertrófico: com inserção baixa e volumosa que fica entre os incisivos centrais impedindo o contato entre os dentes vizinhos (adjacentes); Hábitos bucais deletérios: como sucção digital (dedo), uso prolongado de chupeta ou interposição lingual que promovem inclinação para frente dos incisivos e com isso também o afastamento dos dentes; Perda dentária precoce: ou seja, ausência de dentes decíduos ou permanentes que provoca migração dos dentes remanescentes, abrindo espaços entre eles; Doença periodontal: pode provocar perda óssea gerando mobilidade e abertura de espaços.

 

Prejuízos do diastema 

Embora o diastema seja muito associado à separação entre os dentes incisivos centrais superiores, essa condição pode ocorrer em qualquer área da arcada. Em alguns casos, a distância inadequada entre os dentes pode favorecer o acúmulo de resíduos alimentares entre as gengivas. Isso porque o ponto de contato proximal entre os dentes protege a papila interdental do impacto da mastigação e, por sua vez, combate a entrada de alimentos e bactérias que podem causar cáries e doenças gengivais.

 

Resultado Homologado

O Conselho Federal de Odontologia expediu Decisão homologando o resultado das eleições 2025 do CRO-SE, confirmando a vitória da Chapa 1 e oficializando o novo plenário de Conselheiros para o próximo biênio. Liderado pela atual presidente, Anna Tereza Lima, o plenário de conselheiros eleitos efetivos é formado ainda pela secretária Valéria Quintela, pelo tesoureiro Erickson Palma Silva e pelos conselheiros Ana Márcia Oliveira e Hélio Igor Albuquerque. Como suplentes, foram eleitos os conselheiros Alisson Almeida, Tito Marcel, Tauan Rosa, José Mirabeau e Heloísa Nunes Gois.

 

Dia dos ASBs e TSBs

No próximo dia 20 de dezembro, será realizada a Solenidade do Dia dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ASBs e TSBs). Anualmente comemorada em 24 de dezembro, a data marca a promulgação da Lei nº 11.889/2008, que regulamentou essas profissões no Brasil. O evento acontecerá das 8h às 12h, na sede do CRO-SE, como um momento especial, dedicado aos ASBs e TSBs, profissionais fundamentais no cuidado com a saúde bucal. Para participar é só se inscrever, acessando o link disponível na bio do perfil @crose.oficial no Instagram.

 

Retrospectiva 2025

Já está no ar o episódio especial do CROSEcast que traz a Retrospectiva do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe em 2025. A presidente Anna Tereza Lima bate-papo com Fábio Jaciuk sobre o balanço das principais ações realizadas pelo CRO-SE no ano de 2025, desde os eventos de atualização científica até a fiscalização, passando pelas atuações políticas para a conquista melhorias para a classe odontológica em esfera municipal, estadual e federal, dentre outros temas. A íntegra do episódio está disponível na TVCROSE, canal oficial do CRO no YouTube.