ARACAJU/SE, 15 de maio de 2025 , 1:27:29

Dos Cirurgiões-Barbeiros aos Cirurgiões-Dentistas. De Tiradentes aos dias atuais

Por Hélio Igor Albuquerque*

Celebrado nesta sexta-feira, 21 de abril, o Dia de Tiradentes é uma data muito importante para a história do Brasil e para a Odontologia. Isso porque, além de ser um dos maiores heróis nacionais, símbolo da Inconfidência Mineira, Tiradentes era também Cirurgião-Barbeiro. Não à toa, peela sua relevância histórica, tornou-se Patrono da Odontologia Brasileira.

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerais, em 1746. Na época, em que os cuidados com a saúde bucal eram raros, Tiradentes realizava procedimentos simples como extrações dentárias e sangrias, além cuidados com o cabelo e barba.

Sem dúvida, a Odontologia é uma das áreas da saúde que mais evoluiu ao longo dos anos. Desde os tempos antigos, quando os primeiros registros de cuidados com os dentes datam de cerca de 5000 a.C., os tratamentos para os problemas dentários foram se desenvolvendo e aprimorando até chegar aos dias de hoje. Com o passar do tempo, a profissão de dentista foi se desenvolvendo e, em 1723, foi criada a primeira escola de Odontologia, na França. No entanto, ainda era uma profissão pouco reconhecida e a maioria dos cuidados com os dentes eram realizados pelos barbeiros.

Foi apenas no século XIX que a Odontologia começou a se tornar uma profissão reconhecida e respeitada. Com a criação da primeira associação de dentistas, em 1859, na América do Norte, os profissionais começaram a se organizar e a definir as práticas e técnicas de cuidados com os dentes. No final do século XIX e início do século XX, foram realizadas importantes descobertas na área de Odontologia, como a descoberta da anestesia local, que permitiu que as intervenções odontológicas fossem realizadas com menos dor e desconforto para o paciente.

Durante o século XX, a Odontologia continuou evoluindo e se aprimorando. Novas técnicas e equipamentos foram desenvolvidos para facilitar o trabalho dos dentistas e melhorar os resultados dos tratamentos. Atualmente, a Odontologia é uma das áreas mais avançadas da saúde, com tecnologias e técnicas cada vez mais sofisticadas e precisas. Além dos tratamentos convencionais, como restaurações e extrações dentárias, os dentistas realizam procedimentos mais complexos, como implantes dentários, ortodontia avançada e tratamentos de estética dental.

Com o avanço da tecnologia, a Odontologia digital também vem se desenvolvendo e se tornando cada vez mais presente nos consultórios. A tecnologia CAD/CAM, por exemplo, permite a criação de próteses dentárias com maior precisão e rapidez, enquanto a impressão 3D possibilita a criação de modelos dentários mais detalhados.

A evolução da Odontologia desde os tempos dos Cirurgiões-Barbeiros até os dias de hoje é marcada por grandes descobertas e avanços que permitiram que a profissão se tornasse uma das mais importantes e respeitadas da área de saúde. Com tecnologias cada vez mais sofisticadas, os dentistas conseguem realizar tratamentos mais eficazes e proporcionar aos pacientes sorrisos mais bonitos e saudáveis.

*Cirurgião-Dentista, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e em Harmonização Orofacial. CRO-SE nº 2394.

 

Secretária Nacional em Sergipe

Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, o Conselho Regional de Odontologia traz a Sergipe a Coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Doralice Severo da Cruz, para o I Encontro Ampliado de Coordenadores de Saúde Bucal. O evento, que acontecerá a partir das 08h no auditório do CRO-SE, será destinado a Secretários de Saúde, Coordenadores de Saúde Bucal, Responsáveis Técnicos e Gestores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs); e tem o objetivo de oportunizar o debate sobre a gestão da Odontologia na saúde pública e os desafios da política de saúde bucal no atual contexto do SUS.

 

CRO-SE Itinerante

Essa semana, o CRO-SE deu início ao ciclo de palestras do Projeto “CRO-SE Itinerante”. No município da Barra dos Coqueiros, os conselheiros puderam encontrar profissionais que atuam naquele e em outros municípios próximos como Itaporanga D’Ajuda, Pirambu, Japaratuba e Santo Amaro na última terça-feira, 18. A presidente Anna Tereza Lima, a conselheira Heloísa Gois e o cirurgião-dentista Hélio Igor Albuquerque, que ministrou palestra sobre o tema “Atendimento a pacientes sistematicamente comprometidos”, foram recepcionados pela coordenadora de Saúde Bucal da Barra dos Coqueiros, Elaine Valido.

 

Cerimônia do Jaleco

O CRO-SE segue se fazendo presente nas universidades. Na última semana, o conselheiro tesoureiro Erickson Palma Silva e o conselheiro presidente da Comissão CRO Jovem, Tito Marcel, prestigiaram a 6ª cerimônia do Jaleco, que recepciona os acadêmicos que iniciam o curso de Odontologia da UFS. Os conselheiros puderam dialogar com os futuros cirurgiões-dentistas, incentivando a sua dedicação à trajetória acadêmica que acaba de se iniciar, entendendo-a como um passo essencial para que se tornem grandes profissionais. Também foram abordadas informações sobre áreas de atuação da Odontologia e perspectivas para o futuro.