*Por Hélio Igor Melo de Albuquerque
Você já ouviu falar nos famosos dentes sisos? Também conhecidos como “dentes do juízo”, eles são os últimos molares que nascem na boca, geralmente entre os 17 e 25 anos de idade. A extração dos dentes sisos é uma das cirurgias mais comuns na odontologia, sendo um procedimento seguro e importante para a saúde bucal.
Por que os sisos precisam ser extraídos? Acontece que, ao longo da evolução, nossa mandíbula encolheu, e hoje em dia, muitas vezes não há espaço suficiente para esses dentes se acomodarem corretamente na boca. Por causa disso, os sisos podem ficar presos ou parcialmente inclusos no osso, o que pode causar problemas como dor, inchaço e infecções.
A extração dos sisos é geralmente recomendada quando eles causam desconforto ou problemas dentários. O cirurgião-dentista avaliará a posição deles por meio de exames de imagem, como radiografias, tomografias e, se necessário, indicará a cirurgia. O procedimento de extração é realizado sob anestesia local ou geral, garantindo que você não sinta dor durante o processo. O cirurgião-dentista cuidará de você durante todo o procedimento, garantindo que esteja confortável e seguro.
No pós-operatório, é normal sentir um pouco de inchaço e desconforto, mas isso pode ser aliviado com medicamentos prescritos pelo dentista. É importante seguir todas as orientações pós-cirúrgicas, como evitar alimentos duros e quentes e fazer a higiene bucal correta para evitar infecções. Lembrando que nem todo mundo precisa extrair os sisos. Algumas pessoas podem ter espaço suficiente na boca e não enfrentar problemas com esses dentes. Portanto, é fundamental visitar regularmente o dentista para avaliar a necessidade da extração.
*Cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial. CRO-SE 2394.
Meeting de Empreendedorismo
Seguem abertas as inscrições para o “Meeting de Empreendedorismo, Gestão e Marketing na Odontologia”, que acontece em 10 e 11 de agosto, reunindo Dulce Simões, Evaristo Volpato, Bruno Trevisan e sua alta expertise em gestão de negócios e empreendedorismo, para abordar temas pensados para quem deseja entender melhor os desafios dos profissionais da Odontologia no mercado. Durante o evento, será apresentada uma nova ferramenta, que está sendo preparada pelo CRO-SE e pela Fecomercio para ajudar profissionais da Odontologia na administração do seu consultório. O link para inscrição está disponível na BIO do perfil @crose.oficial no Instagram.
Odontologia do Esporte
A presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, e o presidente da comissão de Esportes, Alisson Almeida, se reuniram com o vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, para o início de uma parceria. Na ocasião, foi discutida a importância da Odontologia no âmbito do futebol e demais atividades esportivas. O acompanhamento clínico periódico com o dentista permite ao atleta, profissional ou amador, um cuidado amplo com sua saúde bucal, que afeta diretamente sua saúde sistêmica, seu rendimento e evolução.
Simpósio de Odontologia Hospitalar
Na última semana, o CRO-SE realizou mais uma edição de sucesso do Simpósio de Odontologia Hospitalar de Sergipe. A programação foi intensa e, durante dois dias, reuniu mais de 22 expositores, trazendo uma abordagem multiprofissional sobre a atuação de cirurgiões-dentistas nos hospitais e UTIs para acadêmicos e profissionais de diversas áreas da saúde. O evento foi prestigiado, contando com a presença de representantes do Conselho Federal de Odontologia e de mais quatro Conselhos Regionais, entrando, definitivamente, no calendário de grandes eventos da Odontologia em Sergipe.