ARACAJU/SE, 15 de janeiro de 2025 , 9:07:39

logoajn1

Fábio Reis

O deputado federal Fábio Reis, PSD, está de volta ao cargo de secretário especial de representação de Sergipe em Brasília. A nomeação foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado, e assinada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Com a nomeação, o vereador reeleito de Aracaju, Nitinho Vitale, PSD, retorna à Câmara Federal. Já a vaga de Nitinho na Câmara Municipal de Aracaju será ocupada pelo suplente de vereador Manuel Marcos, PSD.

 

Georgeo Passos

O deputado Georgeo Passos, Cidadania, assumiu a função de secretário da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A posse da diretoria executiva aconteceu na última quarta-feira, 08, em Brasília. A principal função de Georgeo será atuar como interlocutor entre a Assembleia Legislativa de Sergipe e a Unale. O parlamentar demonstrou entusiasmo com a nova responsabilidade e destacou os desafios que virão pela frente. “É um momento de grande responsabilidade”, afirmou. A entidade passa a ser presidida pela deputada Tia Ju (RJ).

 

Pontes serão inspecionadas

O Governo do Estado anunciou que está em processo licitatório para a realização da inspeção das três maiores pontes do estado. Foram contempladas a ponte Jornalista Joel Silveira, sobre o Rio Vaza-Barris, na divisa dos municípios Itaporanga D’Ajuda e Aracaju; ponte Gilberto Amado, sobre o Rio Piauí, divisa dos municípios de Indiaroba e Estância; e a ponte Construtor João Alves, sobre o Rio Sergipe, divisa dos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

Calendário de eventos

O governo do estado divulgou que o Calendário de Eventos de Sergipe registrou em 2024 um crescimento de 13,38% no número de eventos cadastrados em comparação ao ano anterior. Para este ano, estima-se que haja um aumento ainda maior, ultrapassando os 15%, o que irá movimentar intensamente o setor turístico sergipano.

 

Calendário

O Calendário de Eventos de Sergipe é um levantamento de todos os eventos públicos e privados com interface com o turismo em diversos tipos, sejam eles culturais, de negócios, esportes, religiosos, lazer e entretenimento, nos 75 municípios. O objetivo é ser um dos instrumentos para o fortalecimento do turismo no estado. Desse modo, tanto os turistas quanto os fornecedores de serviços turísticos saberão o que fazer nos próximos 12 meses, e poderão.

 

Desvio de água

De 206 imóveis já fiscalizados desde o início deste mês no município de Santo Amaro das Brotas pelas equipes técnicas da Deso, foram encontrados 57 desvios de água. A ação, que deve se estender até o final do mês de janeiro. O objetivo é padronizar, regularizar e aprimorar a distribuição hídrica da região aos consumidores.

 

Deso

A Deso destaca que as ligações irregulares de água causam prejuízos principalmente à própria população. O desvio de água acaba prejudicando a distribuição hídrica do local, ocasionando a falta d’água. Com a eliminação das conexões clandestinas, a tendência é que sobre água no abastecimento e haja volume adequado de forma constante para os usuários.

 

Meio ambiente

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac), realizará na próxima segunda-feira, 9, às 8h, uma reunião de prestação de contas com instituições do meio ambiente, órgãos fiscalizadores e instituições de ensino. Durante o encontro, que será realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), em Aracaju, serão apresentadas as ações realizadas ao longo do ano de 2024, além do planejamento para o primeiro trimestre do ano de 2025.

 

Meio ambiente II

A secretária da Semac, Deborah Dias, e os técnicos da pasta destacarão os principais indicadores, esclarecerão dúvidas e apresentarão algumas das ações planejadas para o primeiro trimestre de 2025, incluindo a realização da Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para o dia 19 de fevereiro. Outra iniciativa relevante que será destacada é a apresentação da proposta feita pela Semac ao Ministério das Cidades para inclusão no Novo PAC. O objetivo é ampliar a coleta seletiva de resíduos recicláveis secos nos municípios integrados aos consórcios públicos de saneamento básico.