ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 5:50:58

logoajn1

Festejos juninos

O governo do estado considerou extremamente positivo o impacto dos festejos juninos deste ano na economia sergipana. De acordo com o balanço apresentado pelo governador Fábio Mitidieri, no mês de junho, foram 118 atividades potencialmente beneficiadas pelos festejos juninos, envolvendo 66.545 pessoas apenas no mercado formal de trabalho. Os estabelecimentos se beneficiaram com 94% deles tendo aumento nas vendas; outros 62% estenderam o horário de funcionamento no período de São João, e 61% contrataram novos colaboradores.

 

Festejos juninos II

Os dados de contratações também são expressivos: na média, cada estabelecimento no geral contratou 2,5 novos colaboradores em junho. Em relação ao Arraiá do Povo, 39% dos empreendedores de comércio e serviços nos arredores trouxeram mais pessoas, enquanto 77% dos bares, restaurantes e lanchonetes presentes no espaço contrataram mais.

 

Festejos juninos III

Ainda de acordo com o balanço, no total, restaurantes, bares e lanchonetes foram os tipos de estabelecimentos que mais contrataram. Mas não só eles: foram 780 novos postos de trabalho entre os ambulantes; 344 em hotéis e pousadas; 301 em barracas de fogo; e 161 em bares, restaurantes e lanchonetes dentro do Arraiá do Povo e da Vila do Forró.

 

Reconhecimento nacional

O trabalho do vereador Breno Garibalde em defesa do meio ambiente foi destaque nas redes sociais do grupo Mídia Ninja, conhecido nacionalmente pela militância sociopolítica. A postagem destacou candidaturas comprometidas com políticas ambientais, tendo o parlamentar como referência da região Nordeste, com foco em debater e combater problemas ambientais.

 

Pagamento

O governo do estado divulgou que o  calendário de pagamento dos servidores terá início no dia 25 de setembro. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), mais de 75 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas, receberão as respectivas remunerações.

 

Pagamento II

Na quarta-feira, 25, receberão os aposentados e pensionistas. Já na quinta-feira, 26, o pagamento é direcionado aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações, além dos integrantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Por fim, na sexta-feira, 27, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações terem as remunerações creditadas.

 

Asfalto

O governo do estado divulgou que alcançando a marca de 696.245,86 metros quadrados de pavimentação asfáltica em ações realizadas  os últimos 20 meses, alcançando ruas e avenidas de 41 municípios, tanto na zona rural quanto urbana.

 

Setor avícola

Proprietários de estabelecimentos que comercializam ovos e aves vivas contarão nos próximos oito anos com um benefício que tornará as mercadorias sergipanas mais competitivas no mercado externo. O Decreto 773, publicado no Diário Oficial no dia 22 de agosto, garante a esses contribuintes o direito de contar com um crédito correspondente ao valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado na saída interestadual dos produtos.

 

Setor avícola II

O valor, conhecido como crédito presumido, poderá ser utilizado para compensar os tributos pagos por esses empresários nas vendas realizadas em território sergipano. Na prática, esse crédito funciona como uma ‘isenção’ do imposto para as mercadorias que estão sendo comercializadas fora do estado, permitindo que elas consigam competir em condições de igualdade com aquelas oriundas de unidades da federação que já contam com essa vantagem.