Com 90% das obras da estrutura física concluídas, o Hospital do Câncer de Sergipe receberá nesta sexta-feira, 18, visita técnica do governador Fábio Mitidieri, acompanhado pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri. A partir das 8 horas, eles acompanharão de perto o estágio desse importante equipamento para a saúde da população sergipana, além de também entregarem oficialmente novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao estado.
Fôlego fiscal
Sergipe vive um momento importante de equilíbrio fiscal e reconhecimento nacional e internacional. A gestão do governador Fábio Mitidieri colhe os frutos de uma política responsável, que aliou a organização das contas públicas com visão estratégica de futuro. Com a nota Capag A, concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional, e o selo de crédito “AAA” da agência internacional Fitch, o estado passa a ter acesso a linhas de financiamento com juros mais baixos e condições especiais. Trata-se de uma oportunidade histórica para atrair recursos que permitirão transformar a infraestrutura do estado, com reflexos diretos na saúde, segurança, mobilidade e competitividade econômica. É o tipo de iniciativa que demonstra compromisso com as próximas gerações, não apenas com o presente.
Crédito com responsabilidade
Ao contrário do que alguns imaginam, Sergipe não está pegando “empréstimo”, mas realizando operações de crédito com destinação específica e fiscalização rigorosa. A proposta, que passa pelo crivo da Assembleia Legislativa, envolve um processo técnico detalhado, com análise da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), aprovação de órgãos reguladores e liberação em etapas. É o que estados como São Paulo, Bahia e Santa Catarina já fazem há anos – e Sergipe, com sua credibilidade em alta, agora tem a mesma chance. Enquanto mantém recursos próprios em caixa – como os da concessão parcial da Deso -, o governo utiliza a lógica do mercado: otimiza o fluxo financeiro e investe com responsabilidade. Essa é a engrenagem que pode garantir o salto de desenvolvimento que os sergipanos esperam.
Aquidabã capital
O governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ chega, nesta sexta-feira, 18, a Aquidabã. O município do médio sertão do estado é o 52º a receber a ação do Governo de Sergipe que busca aproximar a gestão da população e que já realizou mais de 230 mil atendimentos desde que foi iniciada. Serão mais de 160 serviços e ações ofertados aos munícipes, por secretarias e órgãos do Estado, além de parceiros estratégicos da iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil. As atividades serão executadas no entorno da Escola Estadual Francisco Figueiredo e do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Nações Unidas. O governador deve fazer importantes anúncios de obras para o município e região na oportunidade.
Segundo tomógrafo
O governador Fábio Mitidieri vai acompanhar nesta segunda-feira, 21, a instalação do segundo tomógrafo do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Para oferecer uma melhor assistência à população de Sergipe, o Estado adquiriu três novos e modernos aparelhos, a partir de um investimento de R$ 7.590.000. Em junho o primeiro foi instalado e já atende às demandas da unidade, permitindo um tratamento mais eficaz para os usuários da unidade.
VITÓRIA DOS MUNICÍPIOS I
O presidente do PDT em Sergipe e ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 pelo Congresso Nacional, nesta semana. A proposta foi votada na Câmara dos Deputados e recebeu, em seguida, o aval do Senado. Em vídeo publicado nas redes sociais, Edvaldo considerou a medida como uma “conquista histórica para os municípios brasileiros” e destacou o impacto positivo da proposta para o equilíbrio fiscal das cidades.
VITÓRIA DOS MUNICÍPIOS II
Durante o seu mandato na presidência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Edvaldo coordenou articulações em Brasília para garantir a inclusão das principais demandas das cidades no texto da PEC. “Essa vitória mostra a força do trabalho em conjunto e o compromisso que tivemos em lutar sempre pelo fortalecimento dos municípios”, destacou.
Estudantes
Outro destaque foi o Projeto de Lei nº 47/2025, apresentado pelo vereador Pastor Diego, que garante o direito à realização de reuniões religiosas entre alunos durante o intervalo escolar nas instituições de ensino de Aracaju. Aprovado ontem na Câmara Municipal de Aracaju o Projeto de Lei que garante aos alunos o direito de realizar reuniões religiosas durante os intervalos e períodos extracurriculares, desde que sejam respeitadas as normas de convivência e a ordem pública. A lei veda aos professores e à administração escolar impedir ou restringir a realização de reuniões religiosas entre os alunos, exceto nos casos em que houver perturbação da ordem ou desrespeito às normas da instituição.
Saúde emocional
De autoria do vereador Pastor Diego, também foi aprovado ontem na Câmara Municipal de Aracaju o Projeto de Lei que propõe a criação do Programa de Saúde Emocional nos Bairros, prevendo atividades de bem-estar emocional em praças públicas. De acordo com o texto, o programa tem como objetivos mapear os desafios emocionais da população, oferecer suporte psicológico individual e em grupo, promover atividades como rodas de conversa, meditação e terapia comunitária, além de integrar ações com as unidades de saúde para encaminhamentos especializados. Também serão realizadas campanhas de conscientização sobre saúde mental.
Saúde emocional II
O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e instituições especializadas, contando com profissionais de psicologia, assistência social, educação física, terapia ocupacional, entre outros. As atividades ocorrerão periodicamente e serão amplamente divulgadas para incentivar a participação da comunidade.