ARACAJU/SE, 18 de setembro de 2024 , 22:05:05

Irineu na Funcaju

O prefeito Edvaldo Nogueira nomeou, ontem, 10, o músico, compositor, publicitário e gestor cultural, Irineu Fontes, na presidência da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O artista substitui o jornalista Luciano Correia, que estava à frente da pasta desde 2020. De acordo com Edvaldo, a mudança tem como foco “fortalecer ainda mais o setor cultural” na capital sergipana.

Jorginho Araújo

De volta à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), como deputado estadual, Jorginho Araújo, que deixou o comando da Casa Civil do governo do estado, destacou na Sessão Plenária dessa terça-feira, 10, o leilão para concessão parcial da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes), realizado no último dia 04, em São Paulo, quando a empresa Iguá foi a vencedora para explorar por 35 anos de partes do serviço da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Jorginho classificou a venda como o maior fato político-administrativo da história de Sergipe.

 

Videomonitoramento

Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Aracaju, de autoria do vereador Pastor Diego,  União,  prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento e a adoção do botão de pânico em todas as escolas da rede pública, com vigilância em tempo real realizada pela Guarda Municipal. A medida também inclui as escolas privadas, que deverão apresentar planos de segurança específicos para situações de emergência.

 

Videomonitoramento II

Além do videomonitoramento, que será proporcional ao número de alunos e funcionários em cada escola, a Lei estabelece o uso do botão de pânico, dispositivo emergencial que aciona imediatamente as autoridades competentes em situações de risco.

 

Tiradentes

O Grupo Tiradentes anunciou a nomeação de dois novos conselheiros independentes, incluindo o economista e ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. A decisão, comunicada no último dia 05. Além de Paim, Tarsila Carvalho, executiva com mais de 25 anos de experiência em governança corporativa e inovação, assume a presidência do Conselho de Administração.

 

Tiradentes II

Henrique Paim agrega ao Grupo Tiradentes uma vasta experiência em cargos de gestão executiva na área educacional. Já atuou como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e como secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), além de ter ocupado a função de Ministro de Estado da Educação entre 2014 e 2015. Ele diz que está animado em contribuir com a trajetória de excelência do Grupo Tiradentes.

 

Imunização contra a dengue
A Prefeitura de Aracaju está realizando mais uma etapa do projeto “Educação e Imunização: protegendo e educando nossos jovens”. A ação, desenvolvida em parceria entre pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), leva alunos com idades entre 10 e 14 anos até a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da escola para efetivar a imunização contra a dengue.

Mobilidade favorecida
A Prefeitura de Aracaju divulgou que avança em ritmo célere a obra de reestruturação das avenidas Visconde de Maracaju e Juscelino Kubitschek, na zona Norte da capital sergipana. A obra contempla, além da requalificação das vias, a reforma das calçadas e a construção de uma nova ciclovia. Esse projeto, no qual são investidos cerca de R$ 20 milhões, integra o programa Aracaju Cidade do Futuro, a partir do qual a gestão municipal está investindo R$ 500 milhões com recursos financiados junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para execução do maior pacote de obras de infraestrutura já realizado de uma única vez na cidade.

 

Jabotiana

O vereador Breno Garibalde destacou ontem, 10, em sua fala no Plenário da CMA, problemas de infraestrutura do Bairro Jabotiana. Ele citou que a localidade é um claro exemplo de uma região teve seu crescimento populacional desordenado, motivado pela falta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU). O vereador apontou ‘falta de infraestrutura diante da grande concentração população em uma área pequena’, destacando ainda problemas com alagamentos e número insuficiente de pontos de ônibus.