As duas gigantes do transporte por aplicativo entraram em um embate direto com a Prefeitura de São Paulo em função do serviço de motos por app.
Enquanto Uber e 99 enxergam uma grande oportunidade de mercado, a prefeitura resiste, alegando falta de regulamentação e riscos à segurança.
🚦 O QUE TÁ ROLANDO?
- A Uber tentou lançar o Uber Moto em São Paulo em 2023, mas a prefeitura barrou a operação com um decreto municipal.
- Agora, em 2025, a 99 relançou o 99Moto na cidade, apostando que a legislação federal permitiria o serviço.
- Poucos dias depois, a Uber também voltou com o serviço, operando apenas fora do centro expandido da cidade.
- A prefeitura não gostou e reagiu rápido: notificou as empresas, ordenou a suspensão do serviço e registrou queixas-crime contra ambas.
⚖️ CADA UM COM SEU LADO NA HISTÓRIA
📲 Uber e 99
- As plataformas alegam que a lei federal de mobilidade urbana já permite o transporte por aplicativos, incluindo motocicletas, sem necessidade de uma regulamentação municipal específica.
- Elas defendem que há uma grande demanda por um serviço mais rápido e acessível, principalmente em São Paulo, onde o trânsito é um problema constante.
- Além disso, decisões judiciais recentes impediram que a prefeitura aplicasse multas milionárias contra a 99, reforçando o argumento de que não há proibição legal para o serviço.
🏛 Prefeitura de São Paulo
- A prefeitura sustenta que, apesar da legislação federal, ainda não há regras municipais claras para mototáxis, o que tornaria a operação irregular na cidade.
- Outra preocupação é a segurança dos passageiros e motociclistas. Em 2024, mais de 3.700 pessoas foram internadas devido a acidentes com motos, gerando um custo de R$ 35 milhões para o sistema público de saúde.
- Para a gestão municipal, liberar esse serviço sem regulamentação pode aumentar ainda mais esses números e comprometer a segurança no trânsito.
🔎 O impasse agora está na Justiça.
Enquanto a prefeitura tenta barrar as operações com base nas normas municipais, as empresas seguem operando sob a justificativa de que não há decisão judicial que as obrigue a parar.
No meio dessa disputa, os usuários ficam divididos entre a comodidade de um serviço mais barato e ágil e as preocupações com segurança e fiscalização.
🔥 JOGO DE MARCA E ESTRATÉGIA
🟨 99 apostou no marketing agressivo. Lançou a campanha “99Moto Pra quem é ligeiro”, com os MCs Hariel e Luana, mirando no público jovem e reforçando a rapidez e conveniência do serviço.
◼️ Uber adotou uma abordagem mais estratégica. Evitou o confronto direto com a prefeitura e começou a operar em regiões fora do centro expandido, onde a fiscalização pode ser menos rígida.
🤔 POR QUE ESSA TRETA IMPORTA?
Essa história vai além do transporte:
✔ Uber e 99 querem expandir seus serviços e estabelecer o mercado de motos por app.
✔ A prefeitura precisa equilibrar inovação com regulamentação e segurança viária.
No fim do dia, essa disputa mostra até onde as marcas podem ir para desafiar regras, ganhar mercado e conquistar clientes.
Agora, a pergunta que fica: o que você considera melhor para a população paulistana?
Fontes utilizadas:
As informações desta coluna foram baseadas em fontes confiáveis, como Meio & Mensagem (Uber retoma motos e aquece briga com a prefeitura de SP e 99 promove serviço de motos), G1 (Entenda a disputa judicial entre prefeitura e 99 e Juiz nega multa e diz que não há decisão que impeça o serviço), além de O Globo (Uber e 99 desafiam prefeitura e retomam serviço de moto em SP).