ARACAJU/SE, 10 de setembro de 2025 , 18:42:08

Maitê Medeiros Resende festeja 1 mês de vida

Quem comemorou seu primeiro aninho de vida foi a princesa Maitê, filha do médico Mauricio Resende  e da interior design, Alane Medeiros.  Essa bebê especial e cheia de luz, com certeza veio  com  um proposito lindo e já é tão amada por seus papais.  Que Deus abençoe infinitamente Maitê e toda sua família.

Disney lança curso gratuito no Brasil

Walt Disney registra prejuízo líquido de US$ 4,72 bilhões no 3º trimestre fiscal - Jornal de Brasília

Seguindo um dos mantras do seu fundador – que dizia que “se você pode sonhar, você pode fazer” – a Disney acaba de lançar no Brasil o seu curso Imagineering in a Box, voltado para ajudar crianças e adolescentes interessados nas áreas de tecnologia, matemática, ciência e artes a criarem o futuro que sonham. Em parceria com a organização sem fins lucrativos Khan Academy e os criadores da Pixar in a Box, o programa gratuito tem foco no público de 11 a 18 anos e será realizado à distância. Serão 32 aulas ministradas por designers da Disney, os chamados “imagineers”, que compartilharão seus conhecimentos e estudo de casos reais. As sessões são dividias em módulos cujo objetivo geral é valorizar a experiência dos visitantes nos parques. Assim, os alunos terão à disposição softwares de engenharia, por exemplo, e atividades interativas com temática de filmes do estúdio. Bacana, né?

Pequenas Notas pela Música

 

Teve inicio ontem,7 e segue até a próxima sexta-feira, 11 de setembro, a partir das 19h30, o Festival Pequenas Notas pela Música, onde cinco artistas sergipanos são as atrações. A cada dia de festival, subirão ao palco os músicos Lucas Campelo, Lari Lima, Arthur Matos, Táia e Heitor Mendonça, respectivamente. A abertura de cada show acontecerá durante o Jornal do Estado, na TV Atalaia, e a transmissão completa seguirá no YouTube Ensaio Secreto. O evento faz parte de campanha solidária em prol de arrecadar contribuições para profissionais da cadeia produtiva da cultura sergipana.O Festival marca o encerramento do primeiro ciclo da campanha solidária Pequenas Notas pela Música, que vinha realizando Lives semanais com músicos locais, nacionais e internacionais visando arrecadar contribuições do público, inteiramente destinados a profissionais culturais sergipanos sem renda durante a pandemia. “Após 22 semanas com episódios de Lives solidárias, vem a público o Festival. Uma celebração! Cinco nomes proeminentes da nossa música se sucederão a cada noite, durante uma semana, para fechar esse primeiro ciclo com festa”, destaca o músico e idealizador da campanha, Henrique Teles. Antes, durante e depois do Festival, o público pode contribuir com o valor que quiser, através da conta exclusiva do projeto, acessando o site: linktr.ee/pequenasnotaspelamusica. Prestigie!

 

Fumacê costal no combate ao Aedes aegypti

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue realizando durante a semana a aplicação do fumacê costal no combate ao Aedes aegypti, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta terça-feira, 8, a equipe do fumacê costal estará no bairro Bugio, na quarta-feira, 9, os agentes estarão no bairro Cidade Nova, e no dia 10 será a vez do bairro Industrial. Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, em Aracaju, do início do ano até agora, já foram notificados 1.215 casos de dengue, 1.172 chikungunya, e 32 de zika. Os bairros com maior número de notificações são: Olaria, Bugio, Porto D’Antas, Cidade Nova, Santos Dumont, Industrial, Jardim Centenário, Santo Antônio, Santos Dumont, 18 do Forte, Luzia, Suissa, e Getúlio Vargas.

‘Mundo Botânico por Gigi Pandim’

O RioMar Shopping recebe a mostra ‘Mundo Botânico por Gigi Pandim’. Inspirada no moderno conceito urban jungle, a exposição é um verdadeiro festival das mais variadas espécies de flores e plantas ornamentais. Até o dia 11, a mostra é uma oportunidade para apreciar e adquirir diversos tipos de suculentas, hortas em vasos, arranjos botânicos, folhagens ornamentais, flores comestíveis e da estação. Mundo Botânico por Gigi Pandim é a primeira edição da mostra, que atende ao crescente interesse das pessoas em levar um pouco da natureza para casa, deixando os ambientes mais aconchegantes e agradáveis. O conceito da mostra é assinado pela paisagista e decoradora Gigi Pandim. A exposição conta com a produção de Dani Meneleu, plantas de @victorflores.aju e ambientação da @accervo. Vale conferir e se apaixonar!

Experiência Internacional

Com a premissa de inspirar pessoas a ampliar horizontes por meio do ensino, da extensão e da pesquisa, a Universidade Tiradentes mantém o foco constante no processo de internacionalização. Com isso, incentiva a cada dia a capacitação docente, além de impulsionar o desenvolvimento contínuo profissional. A professora doutora Patrícia Severino é um desses bons exemplos. De volta a Aracaju, depois de quase um ano nos Estados Unidos para a realização do pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard, a docente do curso de Farmácia da Unit e do Programa de Pós-graduação de Biotecnologia Industrial trabalhou no desenvolvimento e caracterização de modelo de tecido cardíaco empregando nanopartícula de ouro/Gelatina Metacrilada por tecnologia de impressão 3D. Patrícia também é pesquisadora no Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP.

Fomentando a economia criativa durante a pandemia

Funcap anuncia Edital “ReinventeSE” para shows 100% online – Infonet – O que é notícia em Sergipe

 

“O Reinvente-SE como o próprio nome diz foi uma maneira de enxergar o mundo por um novo olhar e saber se reinventar”. O comentário é do fotojornalista Arthur Soares, que integrou a diversificada lista de selecionados do Edital Reinvente-SE, promovido pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em nome do Governo de Sergipe. O projeto teve duração de quatro meses (maio a agosto), baseado na promoção da economia criativa artístico-cultural, através de conteúdos digitais. Em oito chamadas realizadas neste período, categorias como música, arte visual, cultura popular, cultura africana, fotografia, artes cênicas (circo, teatro, música, dança), produção cultural, audiovisual e educação infantil foram destaques na ação. Ao todo, 102 apresentações fizeram parte de uma programação especial de difusão em plataformas digitais.“A parte financeira chamou minha atenção claro, por conta do período que estamos enfrentando. Todavia, o reconhecimento como artista foi essencial. O conteúdo que apresentei no edital serviu para estimular as pessoas a usarem o próprio celular em registros do cotidiano, ou seja, uma forma de arte como passatempo e reflexão durante a fase crítica de isolamento social”, acrescenta Arthur Soares.