ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 6:54:12

logoajn1

Memorial de Sergipe – Um ano da nova sede

Este mês de outubro é bem especial em termos de datas comemorativas para o Nordeste e para Sergipe. No dia 08 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino; já no dia 24 de outubro temos o Dia da Sergipanidade; ressalto ainda no quesito religioso que a padroeira católica do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é comemorada no dia 12 de outubro, que também é dia das crianças.

Nesta esteira de datas comemorativas registro que no dia 20 de outubro comemora-se 1 ano de inauguração da nova sede do Memorial de Sergipe. A nova sede com instalações bem modernas e localizada no principal corredor turístico de Aracaju-SE (Orla de Atalaia) é uma concretização de um sonho do Reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça. Daí a sua nova e merecida denominação, Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça.

Cabe lembrar que o Memorial de Sergipe já existia desde janeiro de 1998, mas ainda não estava dentro imaginava e queria o Prof. Uchôa, que passou muitos anos definindo um melhor local, onde todos pudessem adequadamente visitar aquilo que ele foi juntando ao longo de uma vida: milhares de peças, acervo bibliográfico, iconográfico, museológico que vão desde fósseis até documentos, fotos históricas, salas temáticas que apresentam coleções particulares de artistas renomados como Rosa Faria, Constâncio Vieira e diversas personalidades da história sergipana.

Resgatarei neste artigo, uma das frases do idealizador do Memorial de Sergipe e Reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, quando do momento da entrega da nova sede em outubro de 2023, ao falar da realização de um sonho. “Significa também o maior prêmio que Deus me concedeu que é o de lutar pela preservação da memória dos sergipanos. Estou realizado, feliz da vida, agradecido a Deus pela grandeza e às pessoas que colaboraram, aqueles que doaram tantas peças ao Memorial e a todos aqueles que ajudaram a construir essa nova sede. Costumo dizer que ‘ninguém ama o que não conhece’. Por isso, quero que as pessoas visitem o Memorial e voltem para seus lares amando Sergipe”. O resgate desta fala é para reforçar para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade, que visitem a busquem conhecer um pouco mais da memória de Sergipe que está tão bem presente no Memorial de Sergipe.

Ao ler as notícias das várias visitas e eventos que foram realizados no Memorial de Sergipe, ao longo deste primeiro ano, fica evidenciado que valeu muito a pena a entrega desta nova sede por parte da Universidade Tiradentes, através de seus Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Trata-se de um investimento privado, bancado integralmente pelo Prof. Uchôa e sua família, como um presente para as atuais e futuras gerações, na perspectiva de conhecerem mais, de valorizarem mais ainda a nossa sergipanidade e isto serve para aqueles que nascerem em Sergipe, para aqueles que não nasceram, mas amam Sergipe.

Uma das visitas mais recentes ao Memorial Professor Jouberto Uchôa, foi realizada no dia 10 de outubro de 2024, ocasião em que os alunos do Centro de Excelência Master, por intermédio do Programa Portas Abertas, da Universidade Tiradentes, tiveram a oportunidade de ter uma imersão na cultura e na história de Sergipe, como ampliação do estímulo à educação e do fortalecimento da conexão com as raízes de Sergipe.

Para aqueles que tiverem curiosidade de entender melhor o Memorial de Sergipe, recomendo o acesso ao seu site: https://memorialdesergipe.com.br/, onde é possível uma visita virtual.

Parabéns Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa pelo seu primeiro aniversário da nova sede e que muitas alegrias e percepções da nossa cultura sejam continuadas.