Assédio Eleitoral
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) divulgou nessa quarta-feira, 24, que subiu para 15 número de denúncias de assédio eleitoral em Sergipe. Levantamento do MPT-SE mostra que casos se concentram em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Boquim. Segundo o órgão, há casos de realização de reuniões no ambiente de trabalho, com visita de candidatos. Ainda segundo o MPT, às vezes, determinado empresário, que também é candidato, utiliza o ambiente empregatício, que não foi feito para isso, para influenciar os trabalhadores. De acordo com o procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, isso acontece tanto na esfera privada, quanto na administração pública .
Assédio eleitoral II
Assédio eleitoral é uma prática considerada crime. Envolve ameaças, coação, impedimento ou dificuldade ao livre exercício do voto no ambiente de trabalho. Os casos de assédio eleitoral podem ser denunciados através do site do MPT-SE: prt20.mpt.mp.br; pelo telefone (79) 3194-4600 ou ainda de forma presencial, na avenida Desembargador Maynard, n. 445, no Bairro Cirurgia, em Aracaju.
Missão na Espanha
Representando a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, está em Madri, na Espanha, participando de uma missão do Ministério da Fazenda perante a União Europeia. O ciclo de reuniões tem o objetivo de conhecer a experiência espanhola com o Imposto sobre Valor Agregado, o IVA, modelo de tributação que passará a ser adotado no Brasil em função da reforma tributária aprovada.
Nova área de lazer
A praça Franklin Roosevelt, no bairro América, foi reinaugurada na segunda-feira, 23, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, após ser completamente reurbanizada pela Prefeitura de Aracaju. O projeto, que demandou um investimento expressivo de R$ 980 mil, garante uma série de melhorias não apenas estéticas, mas que também aumentam sua funcionalidade e segurança, transformando-a num espaço moderno, acessível e acolhedor, pensado para o bem-estar da comunidade.
MP de Contas
Após o leilão para a concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe, o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE) vai propor ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma fiscalização especial e um controle próprio para a aplicação dos recursos por meio de uma resolução. A medida visa dar transparência sobre a destinação da outorga de mais de R$ 4,5 bilhões que entrarão nos cofres públicos.
Violência em Lagarto
O deputado Ibrain de Valmir (PV), chamou atenção ontem, em sua fala no Plenário da Alese, sobre a violência em Lagarto que vem sendo registrada nesse pleito eleitoral. O parlamentar relatou que na segunda-feira, 23, a população assistiu “cenas de horrores; vários carros um batendo com outro, parecendo os brinquedos dos parques nas festas de interior. Além disso, uma mulher trans foi espancada”. Ibraim pediu que providências sejam tomadas pela Secretaria de Segurança Pública.
Paulo Júnior
O deputado Paulo Júnior (PV) anunciou que protocolou dois projetos de lei junto a Mesa Diretora: um trata da garantia de matrículas para irmãos na mesma unidade escolar da rede pública de ensino do estado; o outro assegura a obrigatoriedade de disponibilização de 5% das vagas de concursos públicos realizados pela Administração direta e indireta para as pessoas com mais de 40 anos de idade.