Com informações do CFO
O Sistema Conselhos de Odontologia aproveita o mês das Crianças para reforçar a importância dos cuidados bucais desde a primeira infância. É um momento para celebrar em sua plenitude, a alegria, o brilho nos olhos e, e claro, o primeiro sorriso, onde a Odontopediatria começa a desempenhar um papel fundamental. A especialidade se dedica à saúde bucal infantil, e sua atuação desde os primeiros anos de vida pode ter um grande impacto na formação de hábitos saudáveis e na prevenção de problemas futuros.
A Odontopediatria tem por objetivo promover a saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, acompanhando de perto o desenvolvimento da dentição, o crescimento da mandíbula e da face, além de ajudar na prevenção e no tratamento de possíveis problemas odontológicos. A especialidade não se limita à saúde física, mas também procura proporcionar uma experiência positiva para os pequenos, criando um ambiente acolhedor e educativo.
O tratamento odontológico deve ser iniciado nos primeiros meses de vida. Os futuros pais podem fazer uma consulta com o odontopediatra buscando se preparar para a chegada do bebê. Nesse momento serão passadas importantes informações a respeito das características da boca do bebê, os cuidados com a higiene bucal, a importância da amamentação para o desenvolvimento facial e os primeiros passos na prevenção da cárie e das maloclusões. Após o nascimento do bebê os pais devem realizar nova consulta e iniciar o acompanhamento preventivo do seu filho.
Apesar de serem temporários, os dentes de leite desempenham funções fundamentais para o desenvolvimento infantil. Eles auxiliam na mastigação adequada, no aprendizado da fala e na orientação da erupção dos dentes permanentes. A odontopediatria se concentra em preservar a dentição temporária, prevenindo cárie, traumas e inflamações gengivais, além de acompanhar o desenvolvimento adequado da arcada dentária.
Mês do Dentista
Ontem, o CRO-SE realizou mais uma edição de sucesso do Café com Ciência e a programação especial do Mês do Dentista continua, com um novo encontro no dia 23 de outubro. Desta vez, o convidado será o Dr. Bruno Trevisan, que discorrerá sobre “Como fazer a gestão da sua clínica: Do analógico ao digital”. A noite promete muita troca de conhecimentos, estratégias e insights para transformar a gestão de consultório. Já na sexta, 25 de outubro, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, acontecem a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico e a comemoração do Jubileu de Prata e de Ouro de profissionais que completam 25 e 50 anos de atuação em 2024. Vai ser na AEASE, a partir das 19h.
Exame de proficiência
A divulgação dos locais da prova objetiva do Exame Nacional de Proficiência em Odontologia já está disponível no portal do Instituto Quadrix. Verificar os locais de prova é essencial para a preparação dos candidatos. O exame visa avaliar o conhecimento dos novos profissionais de odontologia, garantindo que estejam em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a regulamentação da profissão. Este exame é uma ferramenta essencial para garantir a qualidade da formação dos Cirurgiões-Dentistas no Brasil. Ele não apenas testa o conhecimento teórico adquirido ao longo da graduação, mas também busca identificar áreas que necessitam de aprimoramento. Com isso, contribui para o desenvolvimento contínuo dos profissionais e para a elevação dos padrões de atendimento à saúde bucal.
Concurso CFO
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) abriu inscrições para o concurso público, que podem ser realizadas até 5 de novembro no site d Instituto Quadrix. Todas as oportunidades são para lotação em Brasília/DF, sendo 10 vagas para início imediato, além de mais de 200 vagas para formação de cadastro reserva para cargos de nível médio, técnico e superior com carga horária de 40 horas semanais. A validade do concurso será de um ano, a partir da homologação, podendo ser prorrogada por igual período. Todas as informações estão disponíveis no edital.