ARACAJU/SE, 23 de maio de 2025 , 2:32:58

Pedrito Barreto é o aniversariante do dia

Todas as homenagens deste dia 26 de abril, vão para  um dos mais célebres comunicadores do estado, Pedrito Barreto. Bem relacionado e comunicativo, o aniversariante é um amigo presente e super especial. Esse ano a celebração será de forma tranquila, por conta da pandemia, mas com certeza será um dia repleto de alegria e muita demonstração de carinho por parte dos amigos. Vida longa,  com saúde e felicidade, é o que desejamos para ele. Parabéns, Pedrito!!

Anthony Hopkins ganha o Oscar de melhor ator por ‘Meu Pai’

Anthony Hopkins, candidato a um Oscar de melhor ator por seu papel no filme “Meu pai” — Foto: Divulgação

Anthony Hopkins usou as redes sociais para agradecer ao prêmio de Melhor Ator no Oscar 2021. Na noite deste domingo (25), ele venceu a categoria por sua elogiada interpretação de um idoso que sofre de demência no filme “Meu Pai”, dirigido por Florian Zeller. Anthony não esteve na premiação, mas publicou um vídeo no Instagram, horas após a conquista, no qual explica que está em sua casa, no País de Gales, agradece à Academia, sua família, e diz que não esperava vencer a categoria. “Aos 83 anos de idade, eu não esperava receber esse prêmio. Eu realmente não esperava. Estou muito agradecido à Academia”, afirma o ator. Hopkins ainda segue: “Quero prestar homenagem a Chadwick Boseman, que foi tirado de nós tão cedo”. Foto: Divulgação.

Kamala Harris dirá na ONU que é hora de se preparar para a próxima pandemia

EUA: Kamala Harris dirá na ONU que é hora de se preparar para a próxima  pandemia : Tribuna do Sertão

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, dirá aos integrantes da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira (26) que agora é a hora de os líderes globais começarem a trabalhar seriamente em como responderão à próxima pandemia global. O discurso virtual, o segundo de Harris à ONU desde a posse do novo governo, virá em um momento em que os Estados Unidos progridem na vacinação contra a covid-19 e grande parte do mundo luta para adquirir vacinas. “Ao mesmo tempo em que o mundo trabalha para superar esta pandemia, nós também sabemos que devemos nos preparar para a próxima”, dirá Harris, de acordo com trechos do discurso obtidos pela Associated Press. O discurso será coapresentado por representantes permanentes da ONU da Argentina, do Japão, da Noruega e da África do Sul.

Vlibras

Sergipe

Desde outubro do ano passado, o site do Governo de Sergipe (https://www.se.gov.br ) conta com a ferramenta Vlibras, que realiza a tradução de conteúdos digitais do português para a Língua Brasileira de Sinais com o auxílio de um avatar 3D. A adoção da ferramenta visa promover acessibilidade às pessoas com surdez ou deficiência auditiva usuárias de Libras. O acesso ao sistema é feito ao clicar no símbolo de acessibilidade em Libras, no lado direito do site. “O portal do Estado já continha outras funções de acessibilidade, como alto contraste e aumento de fonte, o que facilita a leitura para quem tem baixa visão. Passamos também a disponibilizar a tradução em Libras para que mais pessoas possam ter o direito à informação e à comunicação garantido”, explica o superintendente da Comunicação do Estado, Givaldo Ricardo.  Foto: Arthuro Paganini.

Meta alcançada

Mais de 94% dos idosos acima de 60 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Aracaju, o que corresponde a cerca de 77 mil pessoas. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atingiu a meta de vacinação para esse público-alvo. Ainda assim, os aracajuanos dessa faixa etária que ainda não foram imunizados podem comparecer ao drive-thru, no Parque da Sementeira, às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos pontos fixos. Além disso, também continua sendo aplicada a vacina em profissionais da saúde, pessoas com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA), e profissionais das forças de segurança e salvamento. Após a primeira dose, é preciso ficar atento ao intervalo para recebimento da segunda, que é de 90 dias para a vacina AstraZeneca e 28 dias para a CoronaVac – mudança recente implementada pela SMS por orientação do Ministério da Saúde.

Curta-SE 20 apresenta premiados das Mostras Competitivas de Cinema

A espera acabou para os realizadores e público que aguardavam a lista dos filmes premiados nas Mostras Competitivas de Cinema na 20ª edição do Curta-SE. Foram premiados 10 curta-metragens da Mostra Competitiva Brasileira, através do júri técnico, e três premiações na categoria Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos, sendo que dois participantes apresentaram a mesma pontuação, ocupando o terceiro lugar. Lembramos que todos os curtas vencedores recebem certificação pela premiação nesta edição. Os filmes vencedores da Mostra Competitiva Brasileira segue abaixo, conforme suas respectivas categorias:

 

Premiação Curta-Se 20 – Mostra Competitiva Brasileira

 

–           Melhor Curtametragem – Noite de Seresta –Dir. Sávio Fernandes. Ficção. CE.

–           Melhor Animação – Nimbus – Dir. Marcos Buccini. PE

–           Melhor Ficção – Vai Melhorar – Dir. Pedro Fiuza. RN.

–           Melhor Documentário – Imagens de um Sonho – Dir.Leandro Olimpio. Documentário. SP.

–           Melhor Direção – Maurício Chades –Colmeia. Ficção. DF

–           Melhor Roteiro- Pedro Fiuza/Matheus Cardoso – Vai melhorar. Ficção. RN.

–           Melhor Fotografia- Jeronimo Soffer –  Sobre nossas cabeças. Dir. Susan Kalik. Ficção. BA

–           Melhor Ator – Tiago Querino – Distopia. Dir. Lilih Curi. Ficção. BA.

–           Melhor Atriz- Cássia Damasceno – Vai melhorar. Dir. Pedro Fiuza. Ficção. RN.

–           Melhor Trilha Musical: 107 –  Dir. Pedro Ladeira. Documentário. DF

 

A escolha dos filmes que concorreram nas Mostras de Curtas Sergipanos se deu por votação do público presente às sessões que aconteceram no Cine Drive-In Museu da Gente Sergipana nos dias 22 e 23 deste mês de abril. Após contagem das cédulas, a classificação aferida conferiu premiação aos seguintes curtas metragens::

 

Premiação Curta-Se 20 – Mostra Competitiva Sergipana

 

– 1º lugar – Olhos de Fogo  – Dir. Jade Moraes

 

– 2º lugar – Nadir  – Dir. Fábio Rogério

 

–  3º lugar (dois premiados) – Abjetas 288 – Dir. Júlia da Costa e Renata Mourão;

Dois Peixinhos  – Dir. Gabi  Etinger. . Ambos apresentaram pontuação idêntica e portanto, tendo o empate técnico.