Sergipe tem 11 (onze) parlamentares federais, sendo 03 (três) Senadores e 08 (oito) Deputados Federais, abordarei neste ensaio alguns dados de tais representantes.
Analisando no quesito de gênero, os homens são maioria; 9 (nove) homens (81,8%) e 2 (duas) mulheres (18,2%). Bem diferente da distribuição da proporção de homens e mulheres em Sergipe, 47,0% do sexo masculino e 53,0% do sexo feminino. No Senado a representação é 100% masculina e na Câmara dos Deputados, temos 2 (duas) Deputadas (25,0%) e 6 (seis) Deputados (75,0%).
Origem de nascimento dos parlamentares federais de Sergipe, envolve além de Sergipe, os estados de Pernambuco (Senador Laércio Oliveira), Rio Grande do Sul (Senador Alessandro Vieira), Santana Catarina (Deputado João Daniel) e São Paulo (Deputado Thiago de Joaldo), portanto, 36,4% dos parlamentares federais de Sergipe nasceram fora do estado, demonstrando uma tese que já abordei anteriormente, que é a de que Sergipe é uma terra acolhedora, em que a população vota naturalmente naqueles que mesmo não nascendo no estado de Sergipe, o escolheram para viver e formar a sua história política. Algo que em minha opinião é bastante positivo na lógica de que todos são brasileiros e podem ser acolhidos em qualquer lugar do país.
No Senado, somente o Senador Rogério Carvalho nasceu em Sergipe, no município de Aracaju. Senador Laércio Oliveira nasceu em Recife-PE e Senador Alessandro Vieira em Passo Fundo-RS. Assim, no Senado, 33,3% nasceu em Sergipe e 66,7% em outros estados.
As cidades de nascimento dos Deputados Federais são as seguintes: nascidos em Sergipe: Aracaju (Katarina Feitosa, Gustinho Ribeiro, Rodrigo Valadares e Yandra Moura), Itabaiana (Ícaro de Valmir), Lagarto (Fábio Reis); e nascidos fora de Sergipe: São Lourenço D’Oeste-SC (João Daniel) e São Paulo-SP (Thiago de Joaldo). Dessa forma, 25,0% dos Deputados Federais nasceram fora de Sergipe e 75,0% no próprio estado, a maioria, no município de Aracaju. Apenas duas cidades do interior (Itabaiana e Lagarto) possuem, atualmente, parlamentares nascidos. No passado, Sergipe tinha mais parlamentares federais com origem no interior do estado.
O parlamentar de maior idade é o Senador Laércio Oliveira, nascido em 15/04/1959 (66 anos) e o mais jovem é o Deputado Ícaro de Valmir nascido em 10/04/2001 (24 anos).
Em termos de número de vezes na posição política, temos que todos os Senadores, estão em seus primeiros mandatos. Alessandro Vieira e Rogerio Carvalho (2019-2027) e Laércio Oliveira (2023-2031). Alessandro Vieira está em seu primeiro mandato em uma posição política; Laércio Oliveira já foi Deputado Federal e Rogério Carvalho foi Deputado Estadual e Deputado Federal. Na Câmara dos Deputados, estão pela primeira vez em um mandato de Deputado Federal, as Deputadas Katarina Feitosa (que já foi Vice-Prefeita de Aracaju) e Yandra Moura e os Deputados Icaro de Valmir, Rodrigo Valadares (que já foi Deputado Estadual) e Thiago de Joaldo.
A formação acadêmica predominante dos parlamentares sergipanos é Direito. São formados em Direito (45,5%): o Senado Alessandro Vieira (UNIT); as Deputadas Katarina Feitosa e Yandra Moura (ambas na UNIT); os Deputados Rodrigo Valadares, Thiago de Joaldo (ambos na UNIT). O Deputado Gustinho Ribeiro tem formação em Gestão Pública (UNIT). Não possuem formação superior os Deputados Ícaro de Valmir, João Daniel e Fábio Reis (este último possui curso superior incompleto de Gestão Pública). No Senado, além de Alessandro Vieira, o Senador Laércio Oliveira é formado em Administração pela Fanese e o Senador Rogério Carvalho é formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Rogério Carvalho é o único médico dos parlamentares federais de Sergipe (no passado Sergipe já teve muitos médicos no parlamento federal), também é o único forma na UFS, no momento, a maioria (54,5%) é formado na Universidade Tiradentes (UNIT) e é também o único parlamentar sergipano que possui Doutoramento, ele fez Doutorado em Saúde Coletiva na Universidade de Campinas (UNICAMP).
Os partidos dos parlamentares sergipanos são os seguintes: MDB (Senador Alessandro Vieira); PP (Senador Laércio Oliveira e Deputado Thiago de Joaldo); PT (Senador Rogério Carvalho e Deputado João Daniel); PSD (Deputado Fábio Reis); PL (Deputado Ícaro de Valmir); REPUPLICANOS (Deputado Gustinho Ribeiro; UNIÃO (Deputada Yandra Moura e Deputado Rodrigo Valadares); PSD (Deputada Katarina Feitosa e Deputado Fábio Reis. 4 (quatro) partidos com dois parlamentares e 3 (três) partidos com um parlamentar, demonstrando uma distribuição mais equânime entre os partidos, sem fortes concentrações entre os parlamentares federais de Sergipe. No portal da Câmara dos Deputados, foi possível verificar que um bom número de suplentes estive na atual legislatura, em algum momento substituindo parlamentares, especialmente os Deputados Federais, a exemplo de: Bosco Costa (PL), Capitão Samuel (PP), Fábio Henrique (UNIÃO) e Nitinho (PSD).
Um ponto curioso que verifiquei no Portal da Câmara dos Deputados é a relação mais recente de ex-Deputados Federais. Destaco inicialmente, aqueles que chegaram ao cargo de Governador de Sergipe, foram 13 (treze) a saber: Fábio Mitidieri, atual Governador de Sergipe e que foi Deputado Federal nas 56ª e 57ª Legislaturas; Albano Franco, foi Deputado Federal na 53ª Legislatura; Jackson Barreto, foi Deputado Federal nas 46ª, 47ª, 52ª e 53ª Legislaturas; Marcelo Déda, foi Deputado Federal nas 50ª e 51ª Legislaturas; Augusto Franco nas 43ª e 47ª Legislaturas; Celso de Carvalho nas 45ª, 46ª e 47ª Legislaturas; Seixas Dória nas 40ª, 41ª e 47ª Legislaturas; Antônio Carlos Valadares na 46ª Legislatura; Luis Garcia nas 39ª, 40ª, 43ª e 44ª Legislaturas; Arnaldo Garcez nas 41ª, 42ª e 43ª Legislaturas; Lourival Baptista nas 41ª e 42ª Legislaturas; Francisco Leite Neto nas 39ª, 40ª e 41ª Legislaturas e; Leandro Maciel na 39ª Legislatura. Cabe o registro do Ex Deputado Federal Gilton Garcia 47ª Legislatura que foi Governador no Amapá.
Dos ex Deputados Federais que constam no portal da Câmara dos Deputados, alguns são pais dos atuais parlamentares, são eles: André Moura (pai da Deputada Yandra Moura); Jerônimo Reis (pai do Deputado Fábio Reis) e Pedro Valadares (pai do Deputado Rodrigo Valadares). Espero ter contribuído especialmente para as gerações presentes sobre a visão dos nossos parlamentares.