ARACAJU/SE, 23 de maio de 2025 , 1:46:29

Prefeitos de Sergipe participam da Marcha em Defesa dos Municípios

Cerca de 50 prefeitos sergipanos participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento iniciou na segunda-feira, 19, e segue até quinta-feira, 22, tendo como tema central desta edição “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”. O encontro reúne prefeitos, vereadores, secretários, contadores e técnicos municipais de todo país.

“A Marcha surgiu da necessidade de buscar melhorias para garantir a autonomia dos municípios, e Sergipe participa ativamente desse processo todos os anos, pois, mesmo sendo o menor estado, muitos dos problemas enfrentados são sentidos em todo o país. É preciso que essas demandas e prioridades sejam ouvidas e atendidas”, explicou a presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak.

A FAMES acompanha de perto os debates e reforça a importância da mobilização. Entre as pautas prioritárias destacadas pela entidade está a PEC 66/2023, que propõe o pagamento de precatórios pelos municípios, abrindo novo prazo de parcelamento especial de débitos com seus regimes próprios de previdência social e com o Regime Geral de Previdência Social.

Outra demanda é o cofinanciamento adequado das políticas de assistência social e de saúde. A FAMES defende que a União assegure os recursos necessários para o funcionamento dos serviços socioassistenciais e das unidades de saúde, que muitas vezes ficam sobrecarregados nas mãos dos municípios, sem o devido suporte orçamentário.

Além disso, a retomada das obras paralisadas também é uma bandeira defendida pelos prefeitos sergipanos. Diversas construções financiadas em parceria com o governo federal estão interrompidas, comprometendo a entrega de escolas, creches, postos de saúde e infraestrutura urbana. A FAMES reivindica a reativação de convênios e a liberação dos recursos para que esses projetos possam ser concluídos e entregues à população.