ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 6:02:35

logoajn1

Propaganda gratuita

Reinicia nesta sexta-feira, 11, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. De acordo com o TRE-SE, serão 20 minutos diários (divididos em dois blocos de 10 minutos) e cada candidato terá 5 minutos, em cada bloco, para apresentar suas ideias no rádio e na TV. Além disso, serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite. O tempo de propaganda em rede e por inserções será dividido igualitariamente entre os candidatos que disputam o segundo turno, iniciando-se pela candidatura que obteve maior votação no primeiro turno, com a alternância da ordem a cada programa em bloco ou veiculação de inserção.

 

Propaganda gratuita II

O segundo turno será realizado no próximo dia 27 de outubro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV é uma oportunidade para os candidatos à prefeitura de Aracaju apresentarem suas propostas e plano de governo. A distribuição do tempo de propaganda e as emissoras geradoras do sinal foram definidas em audiência pública realizada no dia 23 de agosto, com a presença do juiz eleitoral da 1ª ZE, Rômulo Dantas Brandão, da promotora eleitoral Cláudia Daniela de Freitas Silveira Franco, e da chefe do cartório da 1ª ZE, Maria Carmem Souza Santos. O evento contou com a participação de 7 emissoras de TV e 11 rádios.

 

Novos empreendimentos

Uma nova unidade do grupo Atakarejo deve ser inaugurada entre o final deste ano e o início de 2025, em Sergipe. Serão cerca de mil empregos gerados somente nesta nova loja em Aracaju, mas a previsão é que outras unidades sejam instaladas no estado nos próximos anos. Em entrevista ao apresentador Luiz Carlos Focca, nesta quinta-feira, 10, na Transamérica, o governador Fábio Mitidieri falou sobre o bom momento do estado na geração de emprego e renda, fruto de um trabalho que vem sendo realizado pelo Governo de Sergipe com foco no desenvolvimento do estado.

 

Novos investimentos

Além do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que tem sido um dos pilares da estratégia do governo estadual para fortalecer a economia e gerar empregos, Fábio destacou o ambiente de negócios favorável e a confiança nas políticas do Estado como atrativos dos novos projetos e investimentos do setor privado para Sergipe. “Os empresários do grupo disseram que estavam observando o mercado de Sergipe, que é crescente, está em um grande momento e há muita gente falando sobre, e eles entenderam que era a hora de trazer a expansão para Sergipe e fizeram questão de conversar conosco, de deixar muito claro que isso era fruto do ambiente de negócio que encontraram na nossa gestão e eu agradeci”, informou.

 

Atração

Fábio lembrou que, no último mês, outro grande grupo do setor, o Cencosud, também seguindo o movimento de confiança no ambiente de negócios Sergipe, anunciou o retorno do setor de compras do GBarbosa para Sergipe, após ter migrado para Bahia há dez anos. O retorno é fruto da negociação com a administração estadual, intermediada pelo próprio governador Fábio Mitidieri. “São bons resultados nos diversos setores, como turismo, serviços, os quais buscamos cada vez mais ampliar ações, como também na indústria. Ontem mesmo foram liberados incentivos para novas indústrias que estão vindo para Sergipe, há ainda o petróleo e gás, todas as áreas em crescimento no estado. Assim como a agropecuária e aquicultura que vivem um grande momento, como o milho, o arroz, o leite e derivados, o camarão, entre outros”, elencou o governador.

 

Justificativa

Eleitores que não puderam comparecer às urnas no 1º turno das eleições municipais de 2024 e não justificaram a ausência no dia da votação ainda têm a possibilidade de regularizar a situação. É possível solicitar a justificativa pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. O prazo para apresentar a justificativa termina no dia 5 de dezembro de 2024 (60 dias após o 1º turno). Outra opção é entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo à zona eleitoral responsável pelo título. Vale lembrar que, nesses casos, é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência.

 

Trabalhadores priorizados

O superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles, se reuniu na quarta-feira, 09, com representantes de uma das empresas vencedoras da licitação do transporte, a Transportes Sergipe Limitada, de Minas Gerais, e também com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sergipe (Sinttra), Miguel Belarmino, para solicitar preferência a contratação dos trabalhadores que atualmente estão empregados no sistema. Segundo o diretor-executivo da Transportes Sergipe, Rafael Santana, atendendo ao pedido da Prefeitura de Aracaju, os colaboradores que operam atualmente no sistema de transporte público terão prioridade.

 

Renda extra

Marcando o início de um processo muito aguardado para quem deseja vender durante o Pré-Caju 2024, a Prefeitura de Aracaju iniciou as inscrições para os ambulantes interessados em garantir uma vaga no evento, o qual será realizado de 8 a 10 de novembro na Orla da Atalaia. Estão disponíveis 465 vagas para a comercialização de bebidas em isopor, 329 para acessórios e guloseimas, 100 para alimentos e bebidas diversas, 80 para drinks, 15 para moradores e 11 para food trucks, todas fornecidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), totalizando 1.000 vagas em seis categorias.