Primeira livraria do Brasil exclusiva para obras escritas por mulheres, a Gato Sem Rabo abre suas portas para o público neste sábado, 29, na Avenida Amaral Gurgel, 338, em frente do Minhocão, na capital paulista A iniciativa é de Johanna Stein, ex-modelo formada em Artes Visuais que, mesmo sem conhecer nada ou ninguém do mercado editorial, decidiu se aventurar num negócio cujo modelo está em xeque. Se em 2018 as livrarias físicas eram responsáveis por 50,5% do faturamento das editoras, segundo a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, em 2019 esse índice caiu para 41,6% e, em 2020, para 30%. Mas ela está otimista – e abertura de novas livrarias de rua é um movimento que está ocorrendo nas principais cidades do mundo (embora aqui, por ora, haja mais fechamentos). Johanna acredita que por não ter conhecimento dos modelos existentes, não saber exatamente como as outras livrarias funcionam, é que a Gato Sem Rabo já começa diferente. Ela teve uma consultoria profissional, claro, mas entende que o que vai fazer a diferença é justamente esse outro jeito de pensar. “A Gato Sem Rabo nasce de uma curadoria e do movimento que existe e é liderado pelos leitores – há uma demanda crescente de leitura de obras de mulheres e de outras perspectivas. Acredito que estamos muito mais próximos de um movimento pela leitura do que de um modelo de negócio de livraria”, diz a nova livreira, que acaba de completar 30 anos.
Heineken troca publicidade própria por divulgação de bares
A Heineken apresenta o movimento “Ajude Seu Bar”, que cede parte do seu espaço publicitário durante a semana da final da UEFA Champions League para divulgar serviços de entrega de bares e restaurantes de todo o país. Patrocinadora oficial da UEFA Champions League pelo 15° ano, a ação tem criação da Publicis Brasil, e faz parte da campanha global “Never Alone”, que mostra que mesmo com o distanciamento social, os torcedores não estão sozinhos ao assistir uma partida do campeonato. A marca usa uma de suas principais campanhas do ano para chamar atenção à situação econômica dos parceiros, que por mais um ano passam por restrições para atender seus clientes, e assim mostra que eles também não estarão sozinhos neste momento. Na ativação, a Heineken é a responsável por desenvolver e impulsionar os anúncios por meio do Facebook, Instagram e YouTube, de maneira geolocalizada, para os usuários próximos aos bares participantes da campanha. Já os estabelecimentos, por sua vez, são responsáveis pela operação logística dos pedidos de delivery. A ideia é que os consumidores sintam-se convidados a viver uma experiência de bar em casa, enquanto curtem a partida final entre Chelsea e Manchester City e, consequentemente, apoiem os bares de sua região. Foto: Reprodução.
Museu Afro-Brasileiro de Sergipe comemora 45 anos
Nesta sexta-feira, 28, o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, localizado em Laranjeiras, comemora 45 anos de existência e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) selecionou artistas contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc para celebração desta data. A partir das 18h30, acontecerá a transmissão, no Youtube da Fundação, da apresentação do Grupo Teatral Menores Unidos de Laranjeiras com o espetáculo Laranjeiras Canta e Encanta, logo em seguida show com a artista Nany Lessa. Além disso, o museu receberá a exposição Aiyê Mi Terra Minha, do artista Alan D’Xangô.
Empoderamento Trans
A Vivo implantou o projeto de capacitação de colaboradores trans – Vivo Transforma – com o objetivo de gerar oportunidades de crescimento dentro da empresa. O programa, que tem duração de seis meses, vai desenvolver as habilidades interpessoais dos colaboradores trans, empoderando a autoconfiança, além de trazer conhecimentos de novas competências essenciais para ter oportunidades de crescimento profissional dentro da Vivo e no mercado de trabalho. Ao todo, a companhia tem 25 profissionais trans.
Festival do Hambúrguer
Hoje, 28 de maio é Dia Mundial do Hambúrguer. Em comemoração à data, os shoppings RioMar Aracaju e Jardins prepararam uma seleção especial de sanduíches para as famílias celebrarem a data em grande estilo, seja de forma presencial nas praças de alimentação e restaurantes, ou mesmo em casa, pedindo pelos canais de compras online. Nos dois empreendimentos, é possível encontrar a iguaria nas redes de fast-food Mc Donald’s, Bob’s e Burguer King, além da Casa Alemã e Parmeggio. No RioMar Shopping, há também opções saborosas de hambúrguer no Sapore Grill, Ferreiro Grill e Madero – onde é servido o famoso sanduíche com pão crocante e carne. Já no Shopping Jardins, as famílias também têm a opção de se deliciar com as sugestões disponíveis no Rancho do Cupim e Austrália. Crianças, jovens e adultos poderão aproveitar ofertas exclusivas para saborear deliciosos hambúrgueres. As opções vão desde montagens mais tradicionais às mais elaboradas, com molhos e ingredientes diversificados. Além da carne bovina, há preparações à base de frango e porco, por exemplo, e outros sanduíches igualmente deliciosos, como os servidos pelo Sal e Brasa e Subway. Para maior comodidade, é possível também degustar as iguarias no conforto de casa. Basta pedir os sanduíches prediletos pelas plataformas de e-commerce RioMar Aracaju Online e Shopping Jardins Online.
Agradecimento
A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, visitou na tarde de ontem, 27, o 28º Batalhão de Caçadores de Sergipe, com o intuito de enaltecer e fortalecer a parceria do Exército no enfrentamento à pandemia em Sergipe. A data também é conhecida como Dia do Serviço de Saúde do Exército, em homenagem ao Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, João Severiano da Fonseca, que nasceu em 27 de maio de 1836. Na visita, foram mostradas em uma apresentação, pelo comandante Magalhães, as instalações do Batalhão, assim como atividades e serviços prestados à comunidade, principalmente no contexto pandêmico em que estamos inseridos. Para Mércia Feitosa, a experiência que teve conhecendo as atividades do Batalhão reforçou a ideia de que nesse momento, “temos que estar muito entrelaçados com vocês, mais próximos, realizando pesquisas, dialogando, e principalmente, com as pessoas da área da saúde que compõe o 28º BC, para podermos avançar juntos”, destacou.
Assistência
As famílias acolhidas da Ocupação Mulungu passaram por uma atualização cadastral realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. O objetivo do Município é fazer um levantamento da atual situação socioeconômica dessas famílias, para discutir possíveis ações socioassistenciais às quais tenham direito, além de possibilitar a inclusão das novas pessoas que chegaram à ocupação após a última ação de cadastramento realizada em março, pela equipe da Assistência Social. A atualização cadastral foi um dos pontos conversados e garantidos pela pasta durante o acolhimento do domingo (23), quando ocorreu a ação de cumprimento do mandado de reintegração de posse pela Polícia Militar.