ARACAJU/SE, 7 de setembro de 2024 , 20:22:59

logoajn1

Saudação Inter-religiosa aos Rotarianos

As religiões têm trazido ao mundo muitos conflitos e muitas discriminações. Ou melhor, as discriminações são causadas por religiosos que se servem das religiões que professam para, às vezes, numa fúria desenfreada, defenestrar aquelas pessoas que professam outras religiões. São os chamados “fundamentalistas”, encontrados em todos os cantos, infelizmente. Estes celerados não buscam o ecumenismo nem o diálogo inter-religioso.

A Igreja Católica distingue entre ecumenismo e diálogo inter-religioso. O ecumenismo é o diálogo entre os cristãos que professam a fé em Jesus, na Trindade, no Mistério Pascal, na Redenção, na Graça, enfim, toda a fé do Novo Testamento. Já o diálogo inter-religioso, como a própria nomenclatura sugere, acontece entre as diferentes religiões (Cristianismo, Budismo, Islamismo, Judaísmo, Xintoísmo, Religiões de Matriz Africana etc.).

Atendendo ao pedido do professor Jorge Carvalho do Nascimento, quando de sua posse como governador do Rotary no Distrito 4391, que compreende os Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, na noite de 29 de junho deste ano, em concorrida solenidade no Teatro Tobias Barreto, proferi uma saudação do tipo diálogo inter-religioso. Ei-la, em parte:

“Segundo o pensamento ateísta de Herbert George Well, o homem com medo do não vir a ser, inventou Deus. Porém, para os espiritualistas Deus é o criador de tudo. Na criação ou na evolução da vida, a presença da Divindade Suprema faz-se presente, para os que creem.

Ateus, agnósticos ou crentes, os seres humanos estão na mesma barca, na mesma casa comum, chamada Planeta Terra, enfrentando os mesmos desafios, vencendo obstáculos e seguindo a marcha indomável da vida.

Sidarta Guatama, o Buda, disse que “as palavras têm o poder de ferir e de sarar. Quando elas são boas, têm o poder de mudar o mundo”.

Na sua existência, o Ratary tem contribuído para transformar pessoas e instituições, através da palavra que se faz ação.

Mahatma Gandhi, que conquistou o mundo com suas atitudes pacifistas, disse: “O sucesso não está apenas na conquista, mas em todo o percurso”. Governador Jorge Carvalho, que o seu percurso nessa nobre missão seja impregnado do mais amplo sucesso.

No livro sagrado dos mulçumanos, o Corão, está dito: “Não desanimeis nem vos entristeceis, porque sempre saireis vitoriosos, se fordes fiéis” (Surah 3, ayah 139).

Das religiões de matriz africana, o Candomblé, por exemplo, usa os Oríkì’s (evocações e saudações) e as Àdúrà’s (rezas ou orações). Para os seus adeptos, orar é comunicar-se com Olórum, a sua principal entidade.

Allan Kardec enfatiza que “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade”. Que pela razão, governador Jorge, a sua caminhada seja iluminada, não se chocando com a fé de quem a tem.

Os judeus, orando, dizem: “Barukh ata Adonai Eloheinu melekh ha-ola”. Ou seja, “Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, Rei do Universo”. Para judeus e cristãos, o Salmo 23, 6 proclama: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

O jovem de Nazaré da Galileia, o Messias e Salvador dos cristãos, Jesus Cristo, em um dos seus mais belos ensinamentos, afirma: “Peçam e será dado; busquem e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mateus 7,7-8).

Não se canse de pedir, de buscar e de bater, governador Jorge Carvalho. Lute, aja, construa pontes, edifique o bem comum. Independentemente de sua crença ou de sua descrença, seja, como governador do Rotary, luz e sal.

Ouso invocar as palavras do escritor suíço de língua alemã, Hermann Hesse, no poema Andares: “A cada chamado da vida o coração / deve estar pronto para a despedida e para / novo começo, com ânimo e sem lamúrias, / aberto sempre para novos compromissos. / Dentro de cada começar mora um encanto / que nos dá forças e nos ajuda a viver”.

Professor Jorge Carvalho, que este seu começar, como governador rotariano, lhe dê forças e lhe ajude a trilhar o caminho do sucesso, na humildade e na retidão, como têm sido do seu caráter. E pela minha fé cristã, eu digo a todos os presentes: o Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo esteja convosco e vos abençoe, agora e sempre”.