O deputado Georgeo Passos, Cidadania, pede um olhar mais atento para a saúde pública no estado. Ele cita a recente inspeção feita pelo Ministério Público Federal (MPF) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MSNL), que apontou irregularidades, e a falta de médicos no setor de oncologia do Huse. Ao destacar que o setor de oncologia do Huse reduziu de seis para três no número de médicos, o parlamentar pede que a comissão de saúde da Alese visite o hospital.
Táxis lotação
O deputado Adailton Martins (PSD) disse ontem que conversou com o governador Fábio Mitidieri e ele já teria colocado uma equipe do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER) para buscar formas de incluir os motoristas de táxis-lotação na licitação do transporte público. Ele ainda solicitou que os colegas deputados entrem em contato com os prefeitos eleitos de suas cidades para dar andamento a este pedido.
Protesto
A vereadora por Aracaju Sheyla Galba (União Brasil) divulgou que acompanhou ontem, 13, o protesto de pacientes hematológicos, familiares e apoiadores para alertar sobre a escassez de especialistas no Huse. A manifestação buscou sensibilizar as autoridades para a urgente necessidade de reforçar a rede pública de saúde com mais hematologistas. A vereadora disse que vai formalizar o pedido de providências às autoridades estaduais. “Essa luta é uma questão de sobrevivência”, disse.
Pré-Caju
O vereador e idealizador do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, expressou ontem, durante fala no plenário da CMA, sua gratidão pelo sucesso do Pré-Caju 2024. Disse que o resultado é uma demonstração de competência e comprometimento e agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado, destacando o nome do governador Fábio Mitidieri e da Prefeitura, na pessoa do gestor Edvaldo Nogueira. “Os apoios logísticos foram essenciais para que o evento pudesse se materializar com tanta qualidade e segurança.
Pré-Caju 2025
Fabiano aproveitou para anunciar as datas da edição de 2025 e concluiu seu discurso reforçando o papel da festividade na movimentação dos setores, geração de emprego e renda, além da divulgação de Sergipe nacionalmente. “Mais uma vez, a rede hoteleira e o trade turístico reconhecem a importância do Pré-Caju, com 100% de ocupação e movimentação da nossa economia nos mais diversos setores. Em 2025, entre os dias 14 e 16 de novembro, vamos celebrar novamente essa união de ritmos, cores e sorrisos, que reforça nossa identidade e nos enche de orgulho”, finalizou.
Setembro em Flor
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira, 12, o parecer favorável da deputada federal por Sergipe, Delegada Katarina (PSD/SE) acerca do projeto de lei 5782/2023, que institui o “Setembro em Flor”. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre tumores ginecológicos, incluindo cânceres de colo de útero, ovário, vulva e outros. Katarina destacou que o projeto representa um passo fundamental para garantir que mais mulheres tenham acesso à informação sobre prevenção e diagnóstico dos tumores ginecológicos, e, ao levar conhecimento sobre sintomas e cuidados, amplia-se a prevenção e mais vidas são salvas.
Setembro em Flor II
Com o projeto Setembro em Flor, o nono mês do ano será marcado por ações que abordam os sinais e fatores de risco dos tumores ginecológicos, promovendo exames preventivos e educação em saúde. “Nosso foco é proteger as mulheres e fortalecer o direito delas à informação e aos cuidados de saúde, especialmente as mais vulneráveis”, complementou a relatora. O projeto segue agora para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Summit Lisboa 2024
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) marca presença na Web Summit Lisboa 2024, a maior conferência de tecnologia da Europa e uma das maiores do mundo. Realizado na capital portuguesa desde a última segunda-feira, 11, o evento termina hoje, 14, reunindo milhares de empresas, startups e investidores. A Codise, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), é um dos órgãos representantes do Governo de Sergipe no evento.