O governador Fábio Mitidieri realizou mudanças em seu secretariado. O então secretário da Saúde, Walter Pinheiro, passa a comandar o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), ao passo que o então presidente da autarquia passará a encabeçar os trabalhos na Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Será?
Ao anunciar o remanejamento entre o comando da Secretaria de Estado da Saúde e o IPES, Fábio Mitidieri alegou que a mudança se deve a uma decisão estratégica de trabalho onde cada órgão precisa contar com as experiências únicas de cada um de seus gestores. Há quem relacione a saída de Walter Pinheiro do Comando da Saúde a denúncias de falta de medicamento para tratamento oncológico publicadas pela vereadora Sheyla Galba em suas rede sociais na semana passada. Será?
Novo secretário
Já o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o ex-deputado federal Valadares Filho, do Partido Solidariedade, como novo secretário municipal de Governo da Prefeitura de Aracaju. De acordo com Edvaldo, o convite levou em consideração a experiência e a relevância política do ex-deputado federal. “Não tenho dúvidas de que ele irá nos ajudar muito, tanto na relação com o Governo Federal, como no dia a dia da gestão”, afirmou Edvaldo. Mês passado, mais precisamente em 16 de julho, Valadares Filho anunciou apoio à candidatura de Luiz Roberto à prefeitura de Aracaju.
Honrado
Ao aceitar o convite feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira para integrar o primeiro escalão da Prefeitura de Aracaju, Valadares Filho mostrou-se honrado em contribuir com a gestão que transformou a capital de Sergipe “na capital da qualidade de vida do Nordeste”. “Com toda dedicação, garra e comprometimento que tenho com o povo de Aracaju, estaremos juntos ajudando a gestão da nossa capital”, disse o novo secretário municipal.
Posse
A solenidade de posse de Valadares Filho no cargo de secretário municipal de Governo será hoje, 08, junto com a posse de Hallison Sousa no cargo de secretário municipal da Articulação Políticas e das Relações Institucionais. Será a partir das 11h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloisio Campos.
Case
A falta de medicamentos no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) voltou a ser denunciada ontem pelo deputado estadual Paulo Júnior (PV). Segundo ele, são mais de 10 tipos de medicamentos que estariam em falta no Case. Ele citou, ao fazer a reclamação ontem na tribuna da Alese, que as filas estão enormes e as respostas que os usuários do serviço ouvem é que esses remédios não tem previsão de chegada. O deputado diz ainda que cadeiras de rodas infantil e adulto não estão sendo entregues a população por falta de pagamento aos fornecedores.
Nova escola
A comunidade do bairro Lamarão participou ontem, 07, junto ao prefeito Edvaldo Nogueira e ao secretário da Educação, Ricardo Abreu, da inauguração da nova sede da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monsenhor João Moreira Lima. Construída pela Prefeitura de Aracaju a partir de um investimento de quase R$ 9 milhões com recursos do Tesouro Municipal, a nova sede triplicou a capacidade de atendimento da unidade de ensino, que saltou de 97 para 410 alunos.
Expansão da rede
A expansão da oferta de vagas na educação infantil (creche e pré-escola) na rede municipal da capital segue numa crescente. Em 2021, a Prefeitura de Aracaju matriculou 8.335 crianças nessa etapa, número que saltará para 11.675 até final do ano letivo 2024, quando as unidades escolares que estão em fase de construção, reforma e ampliação forem entregues à comunidade escolar. Atualmente, estão em obras 14 unidades de ensino, resultado de um investimento de cerca de R$ 100 milhões de reais, o que viabilizará a criação de 4.000 novas vagas até o fim do ano.