O governo federal divulgou que Sergipe já aderiu ao Programa Mais Acesso Especialistas, ação do Ministério da Saúde que visa garantir que todo o atendimento de pacientes seja realizado entre 30 e 60 dias, a depender da situação. No estado, dos 75 municípios, apenas 20 já fizeram a adesão. Ao todo, dos 5.568 municípios brasileiros, 5.235 já entraram para o programa, totalizando 94% do país
Saúde II
De acordo com o governo federal, o programa irá aumentar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, reduzindo filas e o tempo de espera. Na prática, o Ministério da Saúde está mudando a lógica de como o serviço é financiado, o que impactará diretamente no encaminhamento dos pacientes desde a atenção primária até o diagnóstico final, modificando assim a forma de cuidado do usuário que acessa.
Fabiano
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Fabiano Oliveira, PP, aproveitou o Pequeno Expediente de ontem na Câmara Municipal de Aracaju para agradecer os 122.842 votos recebidos em sua chapa com Luiz Roberto, que disputou a prefeitura da capital sergipana. Com um sentimento de felicidade e gratidão, o parlamentar enfatizou que a democracia se baseia no respeito à vontade do povo. Fabiano também desejou uma excelente gestão à prefeita eleita, Emília Corrêa, e ao seu vice, Ricardo Marques, ambos amigos do parlamento.
Desigualdade social
O vereador Eduardo Lima, Republicanos, destacou ontem durante sua fala na Câmara, o fato de a capital sergipana ocupar a 15ª posição no mapa de indicadores sociais entre as 16 capitais das regiões Norte e Nordeste, conforme dados do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). Ele lamentou a situação e disse esperar que a próxima gestão, sob o comando de Emília Corrêa (PL), eleita prefeita para 2025, dê maior atenção às questões sociais.
Desigualdade social II
Eduardo Lima disparou: “quando a gente chega no Morro do Avião, no bairro Santa Maria, no loteamento Bonfim, na Soledade, e em loteamentos periféricos, como na subida do Moema Meire e no Jardim Bahia, no Coqueiral e Porto Dantas, além da área atrás do Atacadão do Veneza II, a gente vê barracos ocupando a vegetação e começa a entender por que Aracaju está nessa 15ª posição,”.
Mudança de governo
O prefeito Edvaldo Nogueira visitou nesta quarta-feira, 30, a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), conselheira Susana Azevedo, a quem entregou cópia do decreto em que designa os dirigentes municipais responsáveis por repassar à Comissão de Transição, a ser indicada pela prefeita eleita, informações essenciais para a continuidade dos serviços públicos.
Transição tranquila
Acompanhado dos secretários Jeferson Passos (Fazenda) e Ricardo Abreu (Educação) e do procurador-geral do Município, Sidney Amaral Cardoso, Edvaldo destacou que a iniciativa demonstra o compromisso da atual gestão com a cidade. “O que buscamos é que seja uma transição tranquila, com a apresentação de todos os dados necessários para que a próxima gestão inicie o seu mandato”.
Sheyla
A vereadora Sheyla Galba, União Brasil, aproveitou a sessão plenária dessa quarta-feira (30), na CMA, para parabenizar os vereadores Emília Corrêa (PL) e Ricardo Marques (Cidadania), eleitos prefeita e vice-prefeito de Aracaju no dia 27 de outubro. A parlamentar desejou sucesso e pediu que os futuros gestores deem atenção especial às necessidades da saúde municipal.
Sheyla II
Sheyla Galba, que não foi reeleita, lembrou que no próximo ano não estará mais como vereadora, mas afirmou que continuará o trabalho como cidadã e como paciente oncológica, em defesa de uma saúde de qualidade que respeite tanto os pacientes quanto os trabalhadores. Para a vereadora, assim como ficou evidente durante a campanha, as melhorias na rede municipal de saúde devem estar entre as prioridades da nova gestão.
Deputados
Acompanhado por colegas parlamentares da Assembleia Legislativa (Alese), o presidente do Poder Legislativo, Jeferson Andrade (PSD), marcou presença ontem na 35ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é Aqui’, realizado no município de Pedrinhas, região Sul de Sergipe. Lançado em fevereiro de 2023, o Programa tem o objetivo de humanizar os atendimentos e aproximar a população dos Executivos Estadual e Municipal, ofertando serviços que, na maioria das vezes, estão disponíveis somente na capital.
Arroz da gente
O deputado Cristiano Cavalcante (PSD), celebrou o que considera de grande relevância para a produção agrícola no Brasil e para Sergipe, especialmente para a rizicultura no Baixo São Francisco: o lançamento do Programa Arroz da Gente. O programa foi anunciado pelo Governo Federal como uma iniciativa que busca fortalecer a produção nacional, garantindo maior segurança alimentar para nosso país, com um investimento robusto de R$ 1 bilhão.