ARACAJU/SE, 1 de agosto de 2025 , 6:29:51

Saúde Bucal: Dicas para o consumo seguro do morango do amor

Com informações de: CFO

 

O “morango do amor” tem provocado uma verdadeira corrida às confeitarias de todo país e é a mais nova sensação da Internet. Mas além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais ao consumi-los. Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce. Por isso, o Sistema Conselhos traz alguns pontos de atenção para que o “morango do amor” possa ser consumido com segurança.

A primeira delas é evitar fraturas ao morder o doce. A casquinha externa do “morango do amor” é dura e pode quebrar dentes e restaurações em geral. Esse quadro fica ainda mais sensível caso haja restaurações extensas, especialmente nos dentes da frente, sendo necessário cuidado redobrado. Escolhes partes mais finas do caramelo na hora de realizar a mordida com os dentes incisivos é uma boa dica. E durante a mastigação, o melhor é usar os molares, que são mais fortes e possuem a função de triturar os alimentos. O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos na boca, minimizando os riscos.

A segunda é: não deixe a cárie estremecer essa relação de amor. A receita tem alto índice de açúcar. Então, atenção: o amor pelo morango pode acabar se houver espaço para o desenvolvimento da cárie. A vilã dos sorrisos é provocada pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes. É preciso escovar os dentes logo após comer, com atenção especial à limpeza interdental, para que sejam removidos todos os resíduos, especialmente do caramelo que é mais grudento e pode permanecer alojado na superfície dental.

Em terceiro lugar, é importante dizer que pacientes com facetas, próteses e aparelhos ortodônticos não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. O caramelo possui textura dura e pegajosa – uma combinação perigosa para pacientes que fazem uso de facetas, próteses fixas ou removíveis (totais ou parciais) e aparelhos ortodônticos. Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral. Dessa forma, a indicação dos cirurgiões-dentistas é que esses pacientes não consumam o “morango do amor”, assim como outros alimentos com características semelhantes. Buscar receitas parecidas, sem incluir o caramelo, pode ser a melhor alternativa.

Em casos de acidentes, busque imediatamente um consultório odontológico. O seu dentista irá te ajudar.

 

Integração Nacional

Conselho Regional de Odontologia de Sergipe marcou presença no encontro nacional de integração promovido pelo CFO e pela Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde na última semana. O evento reuniu os 27 CROs e os gestores estaduais de Saúde Bucal de todo país, contando ainda com a participação da ANVISA e mobilizando as lideranças da Odontologia nacional para tratar de grandes pautas de interesse da categoria de classe, que abrange mais de 800 mil inscritos junto ao Sistema Conselhos. Entre os temas debatidos estavam: teleodontologia, prontuário, fiscalização e regramentos sanitários.

 

Opinion Makers SBTI

Estão abertas as inscrições para o 9º Opinion Makers SBTI, um dos maiores eventos de Harmonização Orofacial do país, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto no Centro Integrado de Aperfeiçoamento (CIA), em Aracaju. Realizado pela Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) com o apoio do CRO-SE, o evento reunirá os maiores nomes da HOF para compartilhar conhecimento, experiências e as tendências que estão moldando o futuro da estética facial. O link das inscrições está disponível no perfil @sbtioficial no Instagram.

 

Saúde Bucal do Idoso

No último dia 26 foi comemorado o Dia dos Avós e o CRO-SE destaca a importância dos cuidados bucais na terceira idade e da Odontogeriatria no acompanhamento desses pacientes. O processo natural e progressivo de envelhecimento produz alterações fisiológicas que, por vezes, dificultam a realização dos cuidados orais de forma adequada. Por isso, a doença periodontal e a cárie são problemas bucais mais prevalentes. O cirurgião-dentista tem papel fundamental na prevenção e tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso. Por isso é fundamental visitar o consultório a cada três meses.