Nos últimos seis meses, o município de Laranjeiras tem vivenciado uma revolução na segurança pública, com a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), com sistema de videomonitoramento no centro histórico da cidade.
O projeto, que está em fase piloto na região central do município, já demonstra sua eficácia. Sob o controle da Guarda Municipal, o sistema vem contribuindo para a redução significativa nos índices de criminalidade na área monitorada, além de resultar em prisões de suspeitos, com o apoio da Polícia Militar.
Entre os principais benefícios observados desde a implementação do CCO estão a prevenção de furtos ao comércio, a redução de danos e depredação ao patrimônio público, além do controle mais efetivo do trânsito. O sistema também tem coibido estacionamentos irregulares, contribuindo para uma melhor organização da mobilidade urbana no centro histórico.
A tecnologia tem se mostrado fundamental para que as forças de segurança possam agir de forma mais estratégica e preventiva, permitindo respostas mais rápidas a situações de risco e maior controle sobre as atividades na região central da cidade.
O sucesso da fase piloto motivou a administração municipal a expandir o videomonitoramento. Até o final deste ano, o sistema chegará para toda Laranjeiras, incluindo bairros e povoados, através de recursos disponibilizados pelo Governo Federal.
“É um investimento importante, que vamos ampliar para todo o município, já que as estatísticas mostram resultados positivos ao longo dos últimos seis meses de implantação”, destacou o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca).
O gestor municipal enfatizou ainda que a iniciativa tem permitido o desenvolvimento de estratégias de prevenção mais eficazes. “O CCO vem também permitindo que tracemos estratégias de prevenção, o que tem surtido efeito bastante positivo. Este é um exemplo a ser seguido por outros municípios sergipanos”, afirmou o prefeito Juca.