ARACAJU/SE, 7 de dezembro de 2025 , 2:50:13

Seminário debate Odontologia na Saúde Pública de Sergipe

Nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de setembro, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) promove o IX Seminário de Odontologia na Saúde Pública de Sergipe. A programação, que já faz parte do calendário anual de eventos do CRO-SE, traz o tema central “Fortalecendo a atenção em saúde Bucal”.

O evento reunirá profissionais, gestores, docentes, estudantes e demais convidados em torno de temas voltados ao momento atual da odontologia brasileira, incluindo também um olhar ampliado para o cuidado com quem cuida, com o objetivo de promover o cuidado integral em saúde bucal, reafirmando o compromisso com a equidade, a humanização e a qualidade da atenção oferecida à população.

Entre os temas que serão debatidos, estão o “Brasil Sorridente e as Boas Práticas nas APS: o papel dos indicadores na qualidade do cuidado”, que será abordado pelo coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan; além de mesa redonda sobre o desafio dos Indicadores na Odontologia, palestras e debates sobre o piso salarial dos cirurgiões-dentistas, e roda de conversa sobre o autocuidado para profissionais de saúde bucal.

De acordo com a cirurgiã-dentista Heloisa Nunes Gois, conselheira presidente da Comissão de Políticas Públicas em Saúde do CRO-SE, “o encontro irá oportunizar debates de experiências, desafios e avanços da Odontologia na Saúde Pública, reconhecendo a importância estratégica da saúde bucal na promoção da qualidade de vida e no enfrentamento das desigualdades em saúde”.

 

Eleição CROs 2025

No próximo dia 03 de outubro, o Sistema Conselhos de Odontologia realizará a Eleição 2025 para os Conselhos Regionais dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal. O processo eleitoral elegerá os membros dos plenários para a gestão 2026/2027. Em Sergipe, a eleição ocorrerá na modalidade online, no período das 00h00min às 23h59min, horário de Brasília. A votação poderá ser realizada de qualquer lugar por meio da plataforma Eleja Online, disponível no link https://eleicaocrose2025.elejaonline.com. Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais do CRO-SE.

 

Cidadã Aracajuana I

Na tarde de ontem, 23, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, recebeu o Título de Cidadã Aracajuana concedido pela Câmara Municipal de Aracaju. De autoria do vereador Maurício Maravilha, a propositura foi aprovada pela Casa, considerando os serviços por ela prestados à área da saúde, notadamente à Odontologia.

 

Cidadã Aracajuana II

Nascida em Salvador (BA), a Dra. Anna Tereza reside em Aracaju desde 1987, tendo aqui concluído sua graduação em odontologia, fixado residência e constituído família. Em Aracaju teve e criou os seus dois filhos, Anna Beatriz e Antônio José, e este ano também o seu netinho, João Guilherme. É servidora do município de Aracaju desde 2007, e está presidente do CRO-SE pelo segundo mandato consecutivo.

 

Halitose

No último dia 22 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito. O Sistema Conselhos destaca a importância da conscientização da população sobre a halitose e alerta que o mau hálito persistente pode ser sinal de que algo não está bem no organismo, principalmente na cavidade bucal. No Brasil, cerca de 30% da população, o que corresponde a aproximadamente 60,9 milhões de pessoas, sofrem com a halitose.

 

Causas mais comuns

Dentre as principais causas estão problemas como cárie dentária, doenças periodontais (gengivite e periodontite), má higiene bucal e a presença de saburra lingual. Além disso, em alguns casos, a halitose pode estar associada também a doenças respiratórias (sinusite, amigdalite), gastrointestinais e doenças metabólicas e sistêmicas (diabetes, problemas renais e hepáticos).

 

Prevenção e tratamento

Entre os principais hábitos preventivos e tratamentos odontológicos indicados pelos cirurgiões-dentistas estão higiene bucal adequada, com escovação e uso de fio dental diários; limpeza da língua com raspadores ou escovas específicas; adequação da utilização de produtos bucais de acordo coma necessidade do paciente; Tratamentos de doenças periodontais, cárie e restaurações de dentes cariados; substitutos salivares para xerostomia. A indicação é sempre procurar um cirurgião para que ele recomende qual o melhor tratamento a ser realizado.