ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 6:54:57

logoajn1

Sono: você dá a devida importância ao seu?

Por Cynthia Coelho*

 

A cada ano as pessoas têm se conscientizado sobre a importância do sono em nossas vidas. O trabalho tem sido constante dos profissionais que trabalham com o sono, para que mais pessoas possam se beneficiar do nosso conhecimento e disseminar elementos para uma boa qualidade de sono.

Os dados de sono de má qualidade são alarmantes. Basta lembrar que 73 milhões de brasileiros podem ter um ou mais sintomas sugestivos de insônia, e que a apneia do sono pode atingir cerca de 30% da população adulta de nosso país.

Apesar desses dados preocupantes, muitas pessoas ainda não encaram essas doenças como fatores diretamente ligados a comprometimentos cardiorrespiratórios, obesidade, problemas neurológicos, depressão e ansiedade.

É  preciso promover trabalhos mais amplos de conscientização da população em relação à qualidade e à quantidade do sono como elementos fundamentais para o bem estar e a saúde da população brasileira. A partir de políticas públicas, poderemos levar à população não só conhecimento, mas também acesso ao diagnóstico e ao tratamento.

*É cirurgiã-dentista (CRO-SE n. 850), Doutora em Distúrbios de Sono pela UNIFESP, Mestre em Ciências da Saúde UFS/ UNIFESP, Pós-Graduada em: Prótese; Laserterapia; pacientes sistemicamente comprometidos; e em Halitose. 

 

Nota de Repúdio I

O CRO-SE e o Sinodonto divulgaram nota de repúdio ao concurso público do município de Lagarto, diante dos baixíssimos salários (R$ 1.468 para 30h semanais), ofertados para o cargo de cirurgião-dentista. As entidades consideram inadmissível que um profissional da saúde seja remunerado de maneira tão desrespeitosa, e que a proposta salarial demonstra total falta de reconhecimento e valorização por parte do poder público em relação ao trabalho e à dedicação desses profissionais, que atuam em prol da saúde bucal da população.

Nota  de Repúdio II

“Exigimos que a prefeitura de Lagarto reveja imediatamente essa situação e ofereça salários condizentes com a formação e responsabilidades dos cirurgiões-dentistas, garantindo assim uma remuneração justa e digna para esses profissionais. A lei 3.999/61 e a ADPF 325, que estabelecem o piso salarial dos cirurgiões-dentistas, precisam ser cumpridas”, afirmam o CRO-SE e o Sinodonto na nota.

 

Prescrição Eletrônica

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) está lançando a nova Prescrição Eletrônica, um sistema completo, que vai facilitar o uso no dia a dia dos profissionais da Odontologia. O novo sistema, que apresenta diversas melhorias em relação a versão anterior, permite que cirurgiões-dentistas emitam prescrições de forma totalmente online, juridicamente válida e sem a necessidade de baixar arquivos. Todas as informações estão disponíveis no site cfo.org.br.