A suplente de parlamentar Kitty Lima (Cidadania), tomará posse na Alese em janeiro de 2025, após Dr. Samuel ser empossado como chefe do executivo socorrense. “ Sigo na Alese até dezembro cuidando dos 75 municípios, e a partir de janeiro estarei em numa nova missão que é cuidar do povo de Socorro. Kitty Lima estará a partir de janeiro também cuidando do povo sergipano”, finalizou Dr. Samuel.
Diógenes Barreto
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Des. Diógenes Barreto, disse que as eleições municipais 2024, no primeiro turno, foram um sucesso. Citou que das 5.757 urnas eletrônicas utilizadas, somente 100 foram substituídas e que conforme relatório da Polícia Militar, poucas ocorrências foram registradas. “O eleitor votou com tranquilidade, não houve filas grandes, ou seja, a eleitora e o eleitor não tiveram de ficar esperando muito tempo para votar praticamente em 100% das seções”.
Acessibilidade no 1ª turno
Alguns voluntários que atuaram como mesários e mesárias nas eleições em Aracaju são pessoas com Síndrome de Down e pessoas surdas. Em Ribeirópolis, o mesário Carlos Henrique, que também tem Síndrome de Down, desempenhou essa função. O TRE-SE garantiu a presença de coordenadores de acessibilidade em todos os locais de votação.
Barra dos Coqueiros
Eleito prefeito da Barra dos Coqueiros no último domingo, 6, com 11.817 votos, Airton Martins (PSD) reforçou o compromisso de promover uma gestão que retome o desenvolvimento do município e esteja próxima das pessoas. “Agradeço ao povo da Barra por confiar em nosso projeto e nos garantir mais um mandato, além da maioria dos vereadores que irão compor a Câmara Municipal. Estou preparado para assumir a prefeitura e administrar para todos, promovendo as obras necessárias, mas, acima de tudo, cuidando das pessoas”, afirmou.
Advogados
Um evento marcado para hoje, 09, reunirá profissionais da advocacia para debater o futuro da profissão em Sergipe. Denominada de “Juntos pela Ordem”, a iniciativa acontecerá a partir das 18h30, no Quality Hotel, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. O acesso é livre. Idealizada por um grupo de advogados, que inclui profissionais de renome e também representantes da jovem advocacia, o evento visa debater propostas de transformação da profissão e de construção de uma OAB mais inclusiva, forte e verdadeiramente representativa.
Eleições seguras
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou um balanço na segunda-feira, 07, em que classificou as eleições municipais de 2024 em Sergipe como tranquilas. A atuação das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros contribuiu para isso. Durante o primeiro turno, foram registradas 330 ocorrências pela PM e 56 boletins de ocorrência registrados pela Civil. A intervenção rápida das forças de segurança foi essencial para coibir práticas de corrupção eleitoral, como a compra de votos.
Sensação de segurança
O trabalho integrado entre as instituições da SSP, monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), resultou em uma operação eficaz. Com uma prisão em flagrante e um número reduzido de ocorrências graves, a sensação de segurança foi palpável entre os eleitores. A avaliação positiva das ações demonstra a eficácia do planejamento operacional realizado para o pleito. O Corpo de Bombeiros também teve papel essencial, com atendimentos e ações de prevenção durante a votação. O planejamento para o 2º turno já está em curso e a SSP se compromete a manter a segurança e a integridade do processo eleitoral em Aracaju, para que que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto de maneira segura e tranquila.
Novas Câmeras
O sistema ClimAju, implementado pela Prefeitura de Aracaju para monitoramento do tempo e clima na capital sergipana recebe o incremento de novas câmeras. Os novos equipamentos foram instalados no Bairro Coroa do Meio, com visão para os bairros Jardins e 13 de Julho, tendo como objetivo ampliar a capacidade de observação da Defesa Civil de Aracaju em áreas estratégicas da cidade. As informações obtidas em tempo real subsidiam a tomada de decisão e reduzem o tempo de resposta diante de eventuais situações adversas e eventos climáticos. O objetivo é, principalmente, agir de forma preventiva, reduzir riscos e minimizar danos à população.