ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 10:35:33

logoajn1

Tabagismo e Câncer de Boca: Conheça os Riscos e Prevenção

Com informações do CFO*

O Sistema Conselhos alerta sobre os perigos do tabagismo como fator de risco para o câncer de boca. O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo o principal fator de risco associado ao câncer de boca. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca figura como o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens no país.

Dados de 2021, do Ministério da Saúde (MS), mostram ainda que no Brasil, são registradas mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, equivalente a uma média de mais de 440 mortes por dia. Essa estatística coloca o tabagismo como a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces.

Ao longo dos anos, o país avançou na conscientização dos malefícios do tabagismo, incluindo o risco aumentado para o câncer de boca, consolidando um programa nacional anti-tabagismo e ampliando o conhecimento sobre a associação entre o tabagismo e o câncer. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2019, o percentual de usuários de derivados do tabaco foi de 12,8%, representando uma redução em relação à prevalência de 14,9% registrada em 2013 (Ministério da Saúde, 2021).

No entanto, entre as novas formas de perpetuar o consumo elaboradas pela indústria de tabaco, surgiram os cigarros eletrônicos e vaporizadores, cujos impactos para a saúde oral já foram identificados (Santos-Silva et al., 2024). A PNS de 2019 indicou que a prevalência de consumo dessa versão, que utiliza líquidos vaporizáveis com altas concentrações de nicotina, era de 0,6% entre os jovens maiores de 15 anos (Ministério da Saúde, 2021).

Diante desses dados, o Sistema Conselhos frisa a relevância da luta contra o tabagismo no combate ao câncer bucal e destaca que a redução no consumo de álcool também é um fator importante no combate à doença. Outra ação primordial é a visita regular ao cirurgião-dentista, que pode atuar no diagnóstico precoce e cuidar da sua saúde bucal geral. Juntas, estas ações podem reduzir danos causados pelo tabagismo.

*Informações extraídas de artigo publicado pelo cirurgião-dentista Alan Roger dos Santos Silva (CRO-SP 88290), disponível no site www.cfo.org.br.

 

Odontologia contra a EAD

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 528, que suspende a criação de novos cursos de graduação na modalidade de Educação à Distância (EaD), o aumento de vagas e a criação de polos de ensino digital por instituições do Sistema Federal de Ensino até 10 de março de 2025. O CFO, os Conselhos Regionais de Odontologia e diversas entidades ligadas à área, realizou um intenso trabalho de combate à esta modalidade de ensino, prejudicial à formação e qualidade do exercício profissional. A pressão exercida por toda a classe odontológica, unida em torno do tema, foi um fator preponderante na decisão do MEC.

CRO Itinerante Boquim

Ontem foi dia de mais uma edição do CRO-SE Itinerante, programa de atualização científica através do qual o Conselho leva capacitação para profissionais da Odontologia no interior do estado. Desta vez, Boquim foi o município que sediou a palestra sobre “Odontologia de Mínima Intervenção”, ministrada pela Profa. Dra. Carolina Menezes. O encontro também foi destinado a profissionais que atuam na saúde bucal dos municípios de Arauá, Cristinápolis, Estância, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.

Exame de Proficiência

Neste ano de 2024, o CFO realizará o primeiro Exame de Proficiência na Odontologia e todos os professores da área poderão participar da elaboração do certame. Basta acessar o edital de chamamento e seleção, que já está publicado e disponível no site do CFO e da Banca Organizadora. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico https://app.pipefy.com/public/form/TdwOWd8L, até o dia 14 de junho.