O número de vagas de emprego abertas nos Estados Unidos atingiu um recorde em junho: foram 10 milhões de oportunidades, de acordo com dados divulgados em agosto pela Secretaria de Estatísticas de Trabalho do país. E será que tem oportunidades para brasileiros?
Segundo Rodrigo Costa, CEO do AG Immigration, escritório de imigração especializado nos Estados Unidos, esse é um momento propício para profissionais experientes buscarem emprego no país.
“Se você buscar no LinkedIn por vagas de Cloud Computing, vão aparecer milhares de vagas. E são poucos profissionais que tenham essa habilidade nos EUA. E o país valoriza muito o profissional brasileiro, especialmente por valorizar sua carreira acadêmica e alta especialização”, diz o CEO.
A presença de brasileiros no mercado de trabalho dos EUA é evidente no crescimento de concessão de vistos permanentes, o “Green Card”, nas últimas décadas. Nos anos 90, foram mais de 95 mil. Nos anos 2000, o número caiu para 91.293. E entre 2011 e 2020, 132.368 brasileiros receberam os vistos.
E não é só para cargos de tecnologia que o mercado americano tem maior abertura para profissionais do Brasil. A AG tem parceria com empresas de recrutamento para odontologia e auxilia na imigração e validação do diploma dos dentistas.
Existe uma falta de profissionais formados na área de saúde no país, principalmente médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Com o mercado aquecido, mais empresas buscam por imigrantes. Da mesma forma, engenheiros na área de óleo e gás e pilotos de avião.
A busca por pilotos está tão aquecida que o escritório resolver realizar um webinar gratuito focado apenas nessa carreira. O evento online “Green card opportunities for pilots” acontece nesta terça-feira, 17, às 11h (horário de Brasília). É possível se inscrever pelo link.
Para quem tem interesse em trabalhar nos Estados Unidos, confira o guia com as dúvidas mais comuns respondidas pelo escritório de imigração:
Será que meu inglês vai ser suficiente?
Muita gente acaba desistindo de trabalhar nos Estados Unidos por conta do idioma. É claro que muitas profissões no país vão pedir apenas um inglês básico. No entanto, para quem deseja uma carreira de sucesso em profissões que exigem conhecimento técnico e formação acadêmica, o domínio da língua inglesa será fundamental.
Qual o visto de salário mais adequado?
Existem vistos de trabalho temporários para quem trabalha nos EUA apenas por um período determinado, em geral 2 a 3 anos. Porém, dependendo da qualificação do profissional, é possível dar entrada em um visto de imigrante e “green card” para morar permanentemente no país. Em alguns casos, a pessoa é tão qualificada que pode nem precisar de uma oferta de trabalho de alguma empresa ou empregador americano, podem pleitear o green card apenas com base na sua carreira profissional e formação acadêmica.
Como validar meu diploma para trabalhar nos Estados Unidos?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes. Muitos médicos, dentistas, engenheiros e outros profissionais que trabalham em áreas que exigem conhecimento técnico e formação superior acabam desanimando de trabalhar nos EUA por perceber que não basta traduzir o diploma e histórico universitário para exercer sua profissão no exterior.
Existe todo um processo de revalidação do diploma que precisa ser feito no país, e em alguns casos o profissional vai ter que cursar mais alguns anos de faculdade no país até estar apto para trabalhar em seu segmento. Felizmente existem diversas empresas que ajudam estes profissionais com o processo.
Fonte: Exame