ARACAJU/SE, 19 de setembro de 2024 , 17:19:18

11 de agosto, dia do Advogado; saiba a origem da data

 

Dia do Advogado é uma data comemorativa não oficial que é celebrada no dia 11 de agosto. A data comemorativa celebra a atuação de advogados e advogadas, importantes profissionais que atuam na mediação de conflitos e na defesa dos direitos dos cidadãos. A advogada Andrea Leite  celebra a data, enaltecendo o papel da classe que tem uma força transformadora e positiva em nossa sociedade.

A celebração dessa data comemorativa em 11 de agosto se dá como homenagem a 11 de agosto de 1827, quando as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil foram fundadas por D. Pedro I: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, no estado de Pernambuco.

Origem  O Dia do Advogado tem relação com uma ação tomada por D. Pedro I, imperador do Brasil entre 1822 e 1831. No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I anunciou a fundação das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil. Essas faculdades ficavam em São Paulo e Olinda, sendo elas a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e a Faculdade de Direito de Olinda, respectivamente.

ato dele permitiu que o Brasil pudesse formar os seus próprios juristas e advogados, o que não acontecia até então. Antes de 1827, aqueles que queriam seguir a carreira no Direito tinham que estudar no exterior, sendo que a maioria dos brasileiros que estudavam Direito no exterior optavam por Coimbra, em Portugal.

A fundação tardia de universidades no Brasil aconteceu porque Portugal proibia a fundação de universidades em território brasileiro, prática que foi encerrada somente no Período Joanino. De toda forma, a criação de faculdades de Direito no Brasil era uma demanda importante, uma vez que essa carreira era bastante prestigiada pelas elites do país.

No século XIX, tornou-se comum que restaurantes locais passassem a celebrar o dia 11 de agosto junto com os estudantes de Direito oferecendo a eles uma refeição gratuitamente. Os estudantes agradeciam ao incentivo e a conta do consumo deles era pendurada na parede. Essa prática fez com que o dia 11 de agosto também passasse a ser conhecido como “Dia do Pendura”.

Fonte Mundoeducaçao

Você pode querer ler também