ARACAJU/SE, 14 de setembro de 2025 , 1:04:31

Seca atinge mais de 37 mil pessoas em 13 municípios de Sergipe

Da redação, AJN1

Mesmo com o início do outono, a seca ainda continua castigando mais de 37 mil sertanejos de municípios situados no recorte semiárido sergipano, onde a situação, até o mês de fevereiro de 2021, era de “seca grave”, conforme estudo do Monitor de Secas.

Com este cenário de estiagem, 13 municípios afetados decretaram situação de emergência, com a aquiescência da Defesa Civil estadual. São eles: Canindé do São Francisco, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, Gararu, São Miguel do Aleixo, Porto da Folha, Frei Paul, Pinhão e Monte Alegres, este último teve a renovação do decreto de calamidade reconhecida.

De acordo com Flávia Emanuela, gerente de planejamento do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o município de Monte Alegre de Sergipe teve seu decreto expirado ontem, dia 30, porém já está com toda documentação em análise para renovação da situação emergencial. “Visto que persiste o desastre climático na região, o que totalizará 13 municípios com decretos emergenciais reconhecidos”, explica.

O reconhecimento do decreto de Situação de Emergência torna possível aos entes o recebimento da ajuda humanitária assistencial por meio do repasse de recursos do Poder Executivo Federal, a exemplo da Operação Carro-pipa, que tem por objetivo a distribuição de água potável às populações que sofrem com a escassez hídrica.

Operação Carro-Pipa

A partir desta quinta-feira, dia 1° de abril, será retomada a Operação Carro-Pipa (OCP) em toda região do semiárido brasileiro, depois do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), ter efetivado a descentralização de recursos federais para o Exército Brasileiro, responsável direto pela execução da OCP, com a aprovação de uma verba complementar no valor de R$62,46 milhões para a retomada do serviço no mês de abril.

Em Sergipe, as ações retornarão amanhã por meio da contratação de 58 caminhões, beneficiando 37.520 pessoas atingidas pelos efeitos da seca ou estiagem na sua região.

Com o retardo da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), houve uma paralisação temporária do serviço do Exército, que estava suspenso desde o dia 20 de fevereiro.

Você pode querer ler também