Da redação, AJN1
Os peritos Oficiais do Estado de Sergipe, lotados na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), fizeram um ato na manhã desta segunda-feira, 5, em frente à sede da SSP em Aracaju. A categoria reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
A categoria quer que a SSP seja o catalisador do diálogo com o Governo do Estado a respeito da minuta de um projeto elaborado em 2017, com aval da Secretaria de Administração e da Procuradoria-Geral do Estado e que hoje se encontra estacionado na Secretaria Geral de Governo.
O projeto estabelece a reestruturação das carreiras periciais, modifica a progressão da carreira e inclui a indenização por atividade voluntária, visto que, atualmente, os peritos sergipanos, segundo a categoria, têm o pior salário do país, uma discrepância de quase 49% em relação à média nacional, e as carreiras periciais são as únicas da SSP que não possuem um plano salarial com base nas carreiras.
“Enquanto algumas carreiras são tratadas a pão-de-ló, os Peritos Oficiais são forçados a se contentarem com as migalhas. A Perícia Oficial precisa de valorização! Hoje estamos em frente à Secretaria Segurança Pública para tentar, mais uma vez, sermos recebidos pelo secretário e tratar da nossa reestruturação de carreira”, diz um trecho da nota do Sindicato.
De acordo com a categoria, a última vez que um gestor da SSP recebeu a entidade sindical foi no final do ano de 2018, com a sinalização que iria encabeçar a luta para a valorização das carreiras periciais de Sergipe, porém, cessou o diálogo com os profissionais, desde aquele momento. “A categoria tentou de todas as formas o diálogo por meio de ofícios, que, sequer, foram respondidos”.
Procurada, a SSP ainda não respondeu aos questionamentos dessa reportagem. Tão logo ela nos envie uma nota, o texto será acrescido.