No acionamento das forças de segurança pública é fundamental saber qual o número mais adequado para o chamado. A população conta com dois telefones para o atendimento de ocorrências policiais – o 190, da Polícia Militar, e o 181, da Polícia Civil. Saber qual é o número mais adequado para cada situação é primordial para um atendimento rápido às ocorrências, e até mesmo para que vidas sejam salvas.
O número 190 é o da Polícia Militar e a ligação é direcionada para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Ele é usado, primordialmente, em situações nas quais um crime com potencial risco à vida ocorreu ou está em andamento, além de outras ocorrências que estão acontecendo naquele momento – como a violência doméstica e a perturbação do sossego.
“O número 190 é responsável pelo atendimento das ligações de ocorrências de polícia e do Corpo de Bombeiros em Sergipe. No Ciosp, temos 16 canais de atendimento com colaboradores capacitados para realizar esse tipo de atendimento. Existe toda uma tecnologia embarcada de identificação de chamada, de gravação da ligação, de colocação em fila para que o número não fique ocupado”, destacou o diretor do Ciosp, acrescentando que o sistema da unidade é capaz de identificar ligações que trazem ocorrências falsas.
Já o telefone 181 é o do Disque-Denúncia, da Polícia Civil. Com as informações comunicadas pelo cidadão, de forma anônima, são feitas investigações que podem desencadear em operações e prisões.
“A comunidade pode ligar e denunciar situações que precisam ser analisadas. São situações que precisam de uma verificação para o futuro. Diferente do 190, não é o chamado que a comunidade deseja pronto atendimento policial”, disse a delegada Mayra Moinhos .
Após o recebimento da denúncia pelo 181, o fato é direcionado para a unidade policial de apuração. A Polícia Civil vai distribuir esse fato para a respectiva unidade, que vai fazer os levantamentos e adotar providências. O Disque-Denúncia é um canal anônimo de comunicação, ou seja, se alguém tem uma informação relevante e deseja que fatos como ponto de tráfico e foragido da justiça sejam apurados, é possível dar a informação à polícia sem que a identidade seja revelada.
A delegada ressaltou o pedido de que apenas informações verídicas sejam repassadas, pois falsas comunicações impactam na própria comunidade. “Esse canal leva informações importantes que já resultaram em inúmeras investigações exitosas. É por isso que pedimos à população que use o 181 para casos específicos, sem que sejam usados para trotes ou para desvirtuar a função do atendimento policial. Quando você liga, essa informação será trabalhada e o fato será apurado. Quando a atenção da Polícia Civil é desviada, é toda uma comunidade que perde”, concluiu.
Com informações da SSP