ARACAJU/SE, 19 de dezembro de 2024 , 3:09:33

logoajn1

25% dos óbitos por afogamento são crianças com menos de 5 anos

 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) acaba de lançar um relatório inédito para a prevenção de afogamentos. E o documento dá destaque a uma boa notícia: a taxa de afogamentos fatais diminuiu 38% desde 2000.

Mesmo assim, a instituição aponta que o problema ainda precisa ser tratado com mais seriedade pelo poder público e pela sociedade como um todo. Estima-se que 30 pessoas se afoguem a cada hora ao redor do mundo e, somente em 2021, 300 mil pessoas morreram por causa disso.

O relatório também diz que metade dos mortos têm menos de 29 anos e um quarto têm menos de 5 anos. Crianças sem supervisão de adultos são especialmente vulneráveis.

Outro ponto crucial é que as pessoas mais pobres são as mais atingidas. Segundo a OMS, 9 em cada 10 afogamentos fatais acontecem em países com baixo ou médio poder econômico. Entre 2000 e 2021, a Europa diminuiu em 68% a taxa de afogamentos com morte. No mesmo período, a diminuição na África foi de apenas 3%.

Ao redor do mundo, 27% dos países não contam com serviços de busca e resgate para afogamentos. Por mais que sejam minoria, a porcentagem ainda é alta frente a um problema tão comum.

Fonte: Revista Galileu

Você pode querer ler também