O dia do corretor de imóveis é comemorado anualmente, em 27 de agosto. Inclusive nesta data, através da Lei nº 4.116, em 1962, a profissão foi regulamentada no Brasil. Posteriormente surgiram o conselho federal e os conselhos regionais de corretores de imóveis (CRECI’s).
O corretor de imóveis se encarrega da divulgação de propriedades comerciais e residenciais, além de mediar negociações de compra, venda e aluguel de imóveis aos clientes interessados. Também é incumbência do corretor orientar e averiguar as melhores ofertas aos clientes, levando em consideração critérios como custo-benefício, localização e praticidade; e garantir o suporte necessário antes, durante e depois da conclusão do processo de aquisição ou arrendamento, ao facilitar trâmites burocráticos.
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE), André Cardoso, destaca a importância do engajamento dos colegas corretores. “Neste ano, não à toa tivemos como mote das campanhas de valorização o lema confiança e inovação. É muito bom ver a categoria abraçando as iniciativas do Creci, participando, interagindo e levando adiante essa mensagem de relevância do corretor de imóveis no mercado e sua capacidade de adaptação às novas realidades”.
Aumento da profissão no país
Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 44% no número de corretores, totalizando mais de meio milhão de profissionais em 2023 no Brasil, de acordo com dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
Mercado imobiliário brasileiro bate recorde em venda de imóveis novos no segundo trimestre
De acordo com um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado imobiliário brasileiro registrou um notável aumento de 17,9% nas vendas de imóveis novos, como casas e apartamentos, entre abril e junho deste ano.
Esse crescimento é significativo em comparação com o valor do mesmo período do ano passado, quando as vendas aumentaram 8,5%, de acordo com o Metrópoles.