Quatrocentos animais, entre 100 cães e 300 gatos, foram castrados gratuitamente em outubro pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), dentro das ações do Programa Aju Animal, que promove políticas públicas voltadas ao bem-estar e à saúde dos pets em Aracaju.
Os procedimentos cirúrgicos foram acompanhados de consultas veterinárias, exames e orientações sobre os cuidados no pós-operatório, garantindo segurança e recuperação adequada dos animais.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, destacou a importância da iniciativa. “A castração é uma das medidas mais eficazes para promover o equilíbrio populacional e o bem-estar dos animais”, afirmou. “E essa marca é um número muito expressivo do quão trabalhamos em prol da causa. Com o Aju Animal, Aracaju avança na construção de uma cidade mais responsável com os pets e consciente do seu papel de zelo por eles”, completou.
A protetora Sheila Hora também elogiou o serviço. “Adorei o tratamento! Fui muito bem atendida e os animais igualmente. Foram sete bichinhos e só tenho elogios a fazer. Indico demais o Aju Animal”, relatou.
O Programa Aju Animal oferece o serviço de castração de forma contínua, priorizando animais de famílias em situação de vulnerabilidade, além de protetores independentes e ONGs parceiras cadastradas. Além da cirurgia, o programa garante consultas e exames.
Os atendimentos são realizados nas clínicas credenciadas Mr. Zoo, Amigo Pet, Karl Pet e Ari Vet. As solicitações podem ser feitas pela plataforma AjuInteliGente ou pelo WhatsApp (79) 98141-4814.
*Com informações AAN





