Harry Potter, um dos personagens mais famosos da cultura pop, completa 44 anos nesta quarta-feira (31). Como mostrado já na trama da primeira história lançada sobre o bruxinho, intitulada “A Pedra Filosofal”, o protagonista nasceu em 31 de julho de 1980.
Criado pela escritora J.K. Rowling, Harry Potter teve sua história contada em sete livros e oito filmes adaptados pela Warner Bros. Company. No cinema, foi vivido pelo ator Daniel Radcliffe, por aproximadamente dez anos.
Para comemorar o aniversário do bruxinho, listamos cinco curiosidades que você pode não saber sobre ele.
1. Origem do nome
Em uma entrevista concedida ao site da editora Scholastic, J. K. Rowling revelou como escolheu o nome para o protagonista de sua franquia.
“Harry sempre foi meu nome de menino favorito, então se minha filha tivesse sido um menino, ele teria sido Harry Rowling. Mas eu tinha que escolher um nome diferente para ‘Harry’ nos livros porque teria sido muito cruel dar a ele o nome do meu próprio filho. ‘Potter’ era o sobrenome de uma família que morava perto de mim quando eu tinha sete anos, e eu sempre gostei do nome, então o peguei emprestado”, contou a autora.
2. Harry quase ficou com Hermione no final
Hermione termina a franquia junto com Rony Weasley, mas J. K. Rowling pensou em fazer a bruxinha ficar com outra pessoa. Em entrevista à revista Wonderland, a escritora disse que a personagem poderia combinar, também, com o próprio Harry Potter.
“Em alguns aspectos, Hermione e Harry se encaixam melhor, e vou te contar uma coisa muito estranha. Quando eu escrevi ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte’, senti isso fortemente quando Hermione e Harry estavam juntos na cena da tenda.” Rowling também comentou que imaginou Hermione com Rony desde o início.
3. Edwiges, “pet” de Harry, representou sua infância
Em Hogwarts, os alunos podem ter um animal de estimação dentre alguns animais exóticos, como um rato e um sapo. Harry possuía uma coruja chamada Edwiges, que acabou sendo morta no último livro da saga. Segundo a criadora do personagem, ela também podia significar sua infância.
“A perda de Edwiges representou uma perda de inocência e segurança do personagem. Ela foi quase como um brinquedo de pelúcia de conforto para Harry às vezes. Voldemort matá-la marcou o fim da infância de Harry. Sinto muito… Eu sei que a morte aborreceu MUITA gente!”, disse ela (via site oficial de Harry Potter).
4. Harry Potter e Voldemort são parentes distantes
Harry Potter e Voldemort, grandes rivais da franquia, são parentes distantes. Ambos tem descendência com os irmãos Peverell, que aparecem no último livro através do conto dos três irmãos.
Harry é descendente do terceiro irmão, Ignoto Peverell, enquanto Voldemort é descendente de Cadmo Peverell.
5. Harry Potter será revivido por outro ator em nova produção
Uma nova produção encabeçada pela Warner Bros. Company, mesma empresa que detém os direitos dos oito filmes do bruxinho, está desenvolvendo uma série sobre a franquia. Informações já divulgadas afirmam que cada temporada será baseada em um dos sete volumes da obra literária de J. K. Rowling. A ideia é que novos atores sejam escalados para os papéis.
Francesca Gardiner e Mark Mylod, produtores de “Succession”, farão parte da produção executiva da nova obra.
Fonte: CNN Brasil